AÇÃO SOCIAL: PROGRAMA BOLSA FAMILIA REALIZA CADASTRO NA ZONA RURAL

AÇÃO SOCIAL: PROGRAMA BOLSA FAMILIA REALIZA CADASTRO NA ZONA RURAL

O Programa Bolsa Família já atende 13.693 beneficiárias em todo município, isso inclui 923 famílias que, sem o programa, estariam em condição de extrema pobreza

As ações do programa Bolsa Família estão chegando cada vez mais longe em Marabá. No último fim de semana a equipe técnica do Programa esteve na vila cupu, zona rural de Marabá, realizando o cadastro de mais famílias que tenham o perfil para receber o benefício.

De acordo com Benezilda Pereira Lima, coordenadora do Programa em Marabá, existe uma estimativa que em todo município 30.061 famílias com renda mensal de até meio salário mínimo por pessoa, deveriam estar cadastradas (Censo IBGE, 2010) e recebendo o benefício, no entanto 1.868 cadastros ainda não foram incluídos para que a estimativa de famílias pobres esteja devidamente coberta pelo Cadastro Único, o sistema do Governo Federal usado para incluir as famílias de baixa renda em vários programas sociais: Tarifa Social de Energia Elétrica, Beneficio de Prestação Continuada, o Bolsa Família entre outros.

Em relação ao Bolsa Família o Programa já atende 13.693 beneficiárias em todo município, isso inclui 923 famílias que, sem o programa, estariam em condição de extrema pobreza. No mês de abril de 2018 foram transferidos R$ 2.067,818,00 (dois milhões, sessenta e sete mil e oitocentos e dezoito reais) às famílias do Programa, o que equivale, em média a R$ 151,00 (cento e cinquenta e um reais) por família.

A coordenação do Programa faz um alerta às famílias que estão sem atualizar o cadastro há mais de 24 meses, que procurem o prédio do Bolsa Família ou os CRAS no município para regularizar a situação. Das 7.858 famílias convocadas no ano de 2017, 3.035 ainda não atualizaram o cadastro e podem ter o benefício cancelado caso não cumpram com o prazo para atualização.

O Cadastro Único também está convocando famílias para regularização, das 4.738 famílias convocadas 2.407 ainda não atualizaram o cadastro e também correm o risco de terem o benefício cancelado, no CadÚnico estão inseridas 35.464 famílias.