AGRICULTURA: DEPARTAMENTO DE MECANIZAÇÃO MELHORA INFRAESTRUTURA PARA ATENDIMENTO AO PEQUENO AGRICULTOR

AGRICULTURA: DEPARTAMENTO DE MECANIZAÇÃO MELHORA INFRAESTRUTURA PARA ATENDIMENTO AO PEQUENO AGRICULTOR

Um serviço essencial ao pequeno produtor está em intensa atividade. A mecanização de áreas agrícolas vem atendendo agricultores em vários pontos da zona rural de Marabá. Somente este ano já foram 388 famílias atendidas e 325,5 hectares de áreas preparadas para plantio, a meta é chegar a 1415 hectares, quantidade que já vem previsto no PPA – Plano Plurianual.

De acordo com o engenheiro agrônomo Arlis Pereira, do DEMEC – Departamento de Mecanização da Secretaria de Agricultura, essa meta pode ser atingida pois o período de maior demanda está entre os meses de setembro a março, o que gera maior pedido para uso dos maquinários pelos agricultores. “Esses números já são o dobro do mesmo período do ano passado onde tínhamos menos estrutura do que temos hoje”, destacou ele.

No ano passado foram 593 famílias atendidas com 704 hectares preparados, um número bem inferior a meta estipulada no PPA, o objetivo é chegar a 665 famílias e atingir a meta que é de 1415 hectares de áreas preparadas para o plantio. Para isso é preciso finalizar o conserto de 8 tratores agrícolas, que aguardam peças para reposição e posteriormente os veículos serão enviados para as propriedades solicitadas.

Segundo Deibson Varanda do Demec, hoje o departamento conta com 3 tratores agrícolas em funcionamento e um quarto deve estar pronto para uso nos próximos dias. No entanto, mais veículos aguardam a reposição de peças para serem utilizados. Segundo ele, o trator é indispensável no preparo da terra para os pequenos agricultores e é um serviço gratuito. “Hoje nós temos uma oficina e também 4 operadores, além de implementos para atender o pequeno produtor dos PA’s (Projetos de Assentamentos) em Marabá”, finaliza.

Apesar dos avanços no atendimento ao pequeno agricultor ainda existe muito mais para fazer e atender o maior número de famílias de pequenos agricultores, para isso já está em estudo a ampliação das equipes do Demec, bem como a melhoria na infraestrutura do departamento. O objetivo é chegar cada vez mais próximo dos serviços essenciais para quem deseja produzir na agricultura no município.

ACESSIBILIDADE
X