AGRICULTURA: SEAGRI DESENVOLVE PROJETO PARA MULTIPLICAÇÃO DE FEIJÃO CAUPI ARACÊ

AGRICULTURA: SEAGRI DESENVOLVE PROJETO PARA MULTIPLICAÇÃO DE FEIJÃO CAUPI ARACÊ

A Secretaria Municipal de Agricultura (Seagri) desenvolve projeto voltado à reprodução de sementes de feijão Caupi Aracê (biofortalecido), com objetivo de multiplicar o produto e aumentar a quantidade de produtores da espécie na próxima safra.

O projeto iniciou com a aquisição de 500 quilos de sementes de feijão, desenvolvidas pela Embrapa, a partir de melhoramento genético convencional, que a tornou mais rica em nutrientes como vitaminas e sais minerais, cerca de 50% mais proteínas, ferro e zinco. Convidou 50 famílias de agricultores para o plantio de 10 quilos, cada.

A proposta, conforme acordo de parceria assinado entre as partes, ao fim da colheita, cada agricultor devolverá a Seagri 20 quilos dessa semente para distribuição a outros produtores em 2019.

Por sua vez, a Seagri além de fornecer as sementes, proporcionará aos agricultores a mecanização de mais ou menos um hectare de terra e dará a devida orientação técnica. O projeto será implantado em sete localidades, inclusive cinco PA’s (Projeto de Assentamento), já estando com plantio iniciado no PA Grande Vitória.

Agricultores receberão mecanização de um hectare

Segundo Marcos Lira, agrônomo da Seagri, na segunda-feira (26), a equipe de mecanização agrícola está preparando terrenos no PA Sarandi. Depois segue para PA Lajedo II, Balão (Projeto de Desenvolvimento Sustentável Porto Seguro), PA Cedrinho, PA Monte Sinai e KM 45.

Essa espécie de feijão, de acordo com a Embrapa, tem produção média de 1.100 quilos por hectare, com ciclo de maturação em 70 a 75 dias. Além de Marcos Lira, contribuem na parceria outros dois agrônomos da Seagri, Deibson Varanda e Jeane Leide.