terça-feira - 16 outubro 2018

AGRICULTURA: SEAGRI JÁ INVESTIU MAIS DE 3 MILHÕES EM MECANIZAÇÃO PARA O PEQUENO AGRICULTOR

AGRICULTURA: SEAGRI JÁ INVESTIU  MAIS DE 3 MILHÕES EM MECANIZAÇÃO PARA O PEQUENO AGRICULTOR

O viveiro cultivado na Secretaria Municipal de Agricultura de Marabá (Seagri) está mais amplo e a produção de mudas só aumenta. Esse ano já foram produzidas cerca de 300 mil mudas de espécies frutíferas, dentre elas o açaí, o cupuaçu e o cacau para distribuição aos agricultores do município e região.Segundo Marcos Vinicius, engenheiro agrônomo, a mudança de produção em saquinho para o uso de tubetes é um dos fatores que vem contribuindo para o aumento da produção.

Além disso, em parceria com o Instituto Chico Mendes para a Biodiversidade (ICMbio) é possível investir ainda na variedade das espécies. O viveiro atende aos produtores não só com a doação das espécies frutíferas, mas também com as espécies florestais, tanto para a recuperação de áreas quanto para arborização.

“A intenção é trabalhar em várias linhas de produção. Investir no melhoramento da estrutura do viveiro, que está bom, mas precisamos melhorar e não só na parte física, mas também em capacitação técnica” ressaltou Marcos Vinicius.

Mas o viveiro é apenas uma das ações realizadas pela Seagri que este ano já investiu quase três milhões e meio na agricultura. Os investimentos foram aplicados desde a aquisição de veículos (caminhonetes), consertos e manutenção das máquinas e bombas injetoras.

Marcos Paulo Pereira, coordenador do departamento financeiro da Seagri, informou ainda que outra novidade é a compra de um caminhão baú o qual está sendo providenciado para atender os produtores no escoamento da produção, bem como, trinta barracas padronizadas para a Feira do Produtor, na Velha Marabá, inclusive com emendas de vereadores.

“Com os novos veículos vamos dar suporte a zona rural, principalmente, na questão de mecanização agrícola, produção de mudas e arborização”, reforçou o coordenador.

Na mecanização agrícola, a Prefeitura saltou de dois tratores para sete, e até o final do ano a Seagri deve ter em torno de 14 máquinas com grades trabalhando na zona rural. De acordo com Deibson Oliveira, do departamento de mecanização, o objetivo é que até o final do ano, 791 famílias sejam atendidas com o serviço fomentando a agricultura em Marabá.

Ele explica que a mecanização na agricultura foi retomada em 2017 e foram atendidas até o momento 623 famílias e 704 hectares receberam serviços, ampliando em mais de 50% de famílias atendidas, e tudo de forma gratuita.

Dentre a produção tem o feijão, a fava, banana e o milho. A grande expectativa é para o plantio da bata-doce melhorada que deve ser distribuída para ao menos 35 produtores. Os horticultores também são atendidos. Qualquer produtor assistido pela Seagri pode procurar a secretaria de agricultura para agendar seu atendimento.

Deixar um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

ACESSIBILIDADE
X