AGRICULTURA: SECRETARIA VAI REATIVAR LABORATÓRIO DE ANÁLISES DE SOLOS

AGRICULTURA: SECRETARIA VAI REATIVAR LABORATÓRIO DE ANÁLISES DE SOLOS

Inaugurado em 2002, o Laboratório de Análises de Solo da Seagri – Secretaria Municipal de Agricultura – funcionou até meados de 2012, paralisando as atividades desde então. Agora aquela secretaria envida esforços na busca por parceiros visando a reativação daquele centro de e análises. Hoje, 10 de agosto, acontece reunião com representantes da UEPA, visando o apoio daquela universidade ao projeto.

O Laboratório de Solos da Seagri é de vital importância para a agricultura familiar, por oferecer a análise a baixo custo. Diante de um solo pobre em nutrientes como o da região, a análise facilita a correção e define quais melhores espécies de grãos, frutas ou até mesmo capim podem prosperar e oferecer produção acima da média.

Segundo o técnico em Aagropecuária Milton França, a produção em terreno corrigido pode dobrar em relação àquela em terra sem correção. Na situação local, considerando milho ou feijão, a produção por hectare pode passar de 30/40 sacas de 60 quilos para 80 a 120 sacas.

Milton afirma ainda que o Laboratório de Solos da Seagri também pode ter relevância para as universidades ou institutos que tem cursos voltados à agricultura, cujos alunos poderão praticar nessa área o que aprendem em sala de aula.

ACESSIBILIDADE
X