CASA DA CULTURA FARÁ 15º EXPOSIÇÃO DE ORQUÍDEAS NO ANIVERSÁRIO DE MARABÁ

CASA DA CULTURA FARÁ 15º EXPOSIÇÃO DE ORQUÍDEAS NO ANIVERSÁRIO DE MARABÁ

Faltando menos de 30 dias para o aniversário de Marabá, que transcorre em 5 de abril, a Fundação Casa da Cultura de Marabá (FCCM) já está com a programação definida para celebrar a data com sua tradicional exposição de orquídeas, que este ano chega à 15ª versão.

O evento será realizado no Shopping Pátio Marabá, fortalecendo uma parceria com aquele centro de lojas que já dura quatro anos. A vasta programação será realizada no período de 7 a 9 de abril, no Piso L3, contando com curso de cultivo de orquídeas, a ser ministrado por um representante do Orquidário Margareth Mee e outro por Valdirene, do viveiro Himawari. Estudantes da Escola de Música Moisés Araújo farão apresentações durante o evento, abrilhantando a programação.

O objetivo da Exposição de Orquídeas é estimular a população a conhecer um pouco mais das orquídeas regionais e as que são cultivadas pelos orquidófilos locais, além de proporcionar lazer para a população regional e dar oportunidade para que novas pessoas tornem-se orquidófilos.

Este ano, o orquidário convidado é o Irpeel Green, com sede em Iporá, no Estado de Goiás, que fará venda de orquídeas, bonsais e suplementos para cultivo da referida planta.

Mas haverá também uma diversificada programação durante os três dias de exposição, com apresentações musicais e exposição de conteúdos de entidades do município, como Associação Mãos & Arte, CEACA, CAPS, artesanato marajoara e mandalas.

A Exposição de Orquídeas de Marabá é um evento realizado anualmente pela Fundação Casa da Cultura de Marabá e Sociedade dos Orquidófilos de Marabá (SOM). A primeira exposição ocorreu no ano de 2001, no Shopping Verdes Mares. A ideia da exposição nasceu de uma parceria da Casa da Cultura com a Eletronorte.

Durante a criação da reserva ambiental da Eletronorte, a equipe técnica observou que havia muitas orquídeas na área e nesse período a FCCM já tinha em andamento o projeto de salvamento desse tipo de planta. As duas iniciativas culminaram com a 1ª Exposição de Orquídeas de Marabá. A cada ano o evento atrai um número maior de expositores e visitantes que apreciam a beleza das orquídeas e a delicadeza de suas exuberantes formas.

A exposição ganhou proporções maiores do que o previsto e passou a fazer parte do calendário de eventos da cidade.