CIDADANIA: DIA DE BLITZ CONTRA A VIOLÊNCIA CONTRA MULHER

CIDADANIA: DIA DE BLITZ CONTRA A VIOLÊNCIA CONTRA MULHER

Hoje, 24 de novembro, Dia Internacional de não Violência Contra Mulher, no Semáforo próximo à Câmara Municipal de Marabá, um grupo de mulheres do Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Mulher (Comdim), Seasp – Secretaria de Assistência Social da Prefeitura –, CREAS – Centro Especializado em Assistência Social – e outras instituições realizou uma blitz com objetivo de chamar à atenção da comunidade marabaense para a criação da Rede de Atendimento à Mulher Vítima de Violência Doméstica.

Júlia Rosa, presidente do Comdim, ao ser arguida acerca das ações que aquele Conselho estava fazendo para combater a violência contra a mulher, frisou que a intenção da campanha, que iniciou dia 22 com um café oferecido à Imprensa de Marabá, é convidar à população para a criação de uma rede de atendimento à mulher no próximo dia 28. “Vamos sair do discurso para a prática. Esse é nosso foco”.

Indagada sobre quais ações a Seasp apoia na atenção à mulher, Nadjalúcia Lima, secretaria municipal de Assistência Social, disse que aquela pasta não só apoia como realiza muitas ações em prol da mulher. Não apenas para a mulher vítima de violência doméstica, mas todas aquelas que carecem de algum atendimento. Isso acontece por intermédio dos CRAS (4), CREAS, Coordenação da Mulher, assim como outros serviços oferecidos pela própria Seasp.

Em verdade, a Seasp está presente numa diversidade de ações, que vão desde o cadastramento para benefícios sociais (CadÚnico), necessário a programas como o Bolsa Família, Benefício de Prestação Continuada (BPC), tarifa social de baixa renda para luz, socorro às famílias vítimas de enchentes, até o atendimento psicossocial à mulher vítima de violência doméstica.

Para ter condições de qualificar e quantificar melhor esses atendimentos, Nadjalúcia informa que está em elaboração um fluxograma que vai indicar todo o trâmite de atendimento, desde o local por onde uma pessoa solicitou um serviço, respectivos encaminhamentos, até a conclusão com o possível benefício.

ACESSIBILIDADE
X