CIDADE EM OBRAS: MAIS DE 15 RUAS RECEBEM ASFALTO E 3 PRAÇAS ESTÃO SENDO RECUPERADAS

CIDADE EM OBRAS: MAIS DE 15 RUAS RECEBEM ASFALTO E 3 PRAÇAS ESTÃO SENDO RECUPERADAS

Em todos os bairros, as obras vêm acontecendo e mudando o visual da cidade. São obras de infraestrutura em ruas, praças, escolas, postos de saúde e muitas outras espalhadas por cada núcleo, além de serviços que levam cidadania para os marabaenses. Prestes a completar dois anos de gestão, os serviços continuam em ritmo acelerado.

Uma prova disso são as obras de pavimentação e melhorias de ruas pela cidade e todos os bairros vem recebendo os serviços. Quem mora no núcleo Cidade Nova vem acompanhando as mudanças significativas das vias públicas, que além da pavimentação de primeira qualidade, os serviços vêm acompanhado também de drenagem e limpezas de bueiros.

As principais ruas são Natal, Maceió, Tocantins, Goiás, Belo Horizonte, Curitiba, além das ruas da Nova Marabá, Marabá Pioneira e Bairro São Félix. São de extrema importância para melhorar a qualidade de vida dos marabaenses.

Avenida Tocantins, Núcleo Cidade Nova


NÚCLEO CIDADE NOVA

RUA NATAL: Os serviços se concentram em um trecho de aproximadamente 400 metros de terraplanagem preparando o terreno para receber o asfalto, esse trecho da rua está entre a rua Paraná e Minas Gerais no Bairro Jardim Belo Horizonte. O bairro vem recebendo um conjunto de obras, especialmente na melhoria de ruas que cortam a avenida Minas Gerais, principal via do bairro.

RUA MACEIÓ: O asfalto e um convênio entre a Prefeitura de Marabá com o governo do Estado, e de acordo com o Fábio Moreira, secretário municipal de obras, o convênio prevê uma contrapartida da prefeitura na execução da terraplanagem das vias que foram contempladas com o asfalto. No caso da rua Maceió já está com mais de 80% pavimentada.

AVENIDA TOCANTINS: as máquinas trabalham a todo vapor na avenida Tocantins no trecho que se inicia na rua Belo Horizonte até o fim da avenida num percurso de aproximadamente um quilômetro por onde está sendo realizado os serviços de drenagem e pavimentação além de colocação de meio fio e sarjeta. O que antes era muito buraco e poeira hoje a realidade vem se modificando, as duas pistas vem recebendo serviços para receber o asfalto.

RUAS NO BAIRRO DA PAZ: Os serviços também se intensificam no bairro da paz, as máquinas trabalham na recuperação em várias ruas como na rua Palmeiras, rua Villa Lobos e na avenida Alfredo Monção. Em todas essas vias vem recebendo piçarra e feita a terraplanagem. Os moradores agradecem os serviços já que o perímetro ainda não é pavimentada e precisa de serviços urgentes.

AVENIDA ALFREDO MONÇÃO: A maior via do bairro, os serviços são realizados em toda extensão. As máquinas fazem a terraplanagem em aproximadamente 1,5 km de avenida. Os moradores comemoram e dizem que os serviços chegaram em boa hora, pois em algumas semanas começa o período de chuva e as condições das ruas ficariam ainda piores.

RUA 26 DE JUNHO NO BAIRRO LIBERDADE: No Bairro Liberdade chegou a vez da rua 26 de Junho receber os serviços de drenagem e pavimentação. Praticamente todas as manilhas já foram substituídas por outras com diâmetro maior e com mais capacidade de escoamento do esgoto. A rua 26 de Junho, inicia no bairro Laranjeiras e finaliza no bairro Independência, são mais de dois quilômetros de via que careciam de serviços básicos de infraestrutura.

AVENIDA SUDOESTE: É talvez a principal obra de drenagem e pavimentação de avenidas em andamento e já está com mais de 80% dos serviços concluídos. A avenida Sudoeste, que corta três bairros no núcleo Cidade Nova, já se encontra com vários trechos finalizados. As máquinas e operários se concentram agora no trecho final da avenida já no bairro da independência com a colocação de manilhas e terraplanagem para recebimento da primeira camada de asfalto.

ASFALTO NOS BAIRROS BELO HORIZONTE E SÃO MIGUEL DA CONQUISTA: Além da avenida Tocantins os operários trabalham também em vias transversais dos bairros como as ruas Goiás e Belo Horizonte.  As máquinas fazem a terraplanagem para receber a imprimação e consequente o asfalto. Na rua Goiás os operários realizam o serviço de drenagem, para isso, alguns trechos estão sendo escavados para receber as tubulações de escoamento das águas pluviais.

PRAÇA DO LIONS: A nova praça está localizada as margens da rodovia Transamazônica e terá a pavimentação interna com construção de passarelas e rampas de acesso e bancos em concreto. Ao longo das passarelas serão construídos os canteiros gramados e jardineiras com muretas de proteção. O projeto da praça é constituído da construção de um estacionamento com uma dimensão de 517 metros quadrados e será todo pavimentado em bloquetes com 8 centímetros de espessura. De acordo Ataídes Guedes de Sá, presidente do Lions Clube Marabá, o estacionamento vai atender os usuários dos bancos, unidade de saúde e o comércio que cresceu muito nos últimos anos no local.

PRAÇA DO JÚNIOR DO VAVÁ: Mais um espaço público de grande procura pela população todos os dias vem recebendo reforma em toda sua estrutura. A praça Osvaldo Mutran Júnior “Júnior do Vavá”, no Bairro Novo Horizonte, próxima a escola Ida Valmont, passa por manutenção depois de 11 anos desde sua inauguração. Praticamente todos os antigos bloquetes do piso original foram trocados assim também como os bancos danificados e os que permaneceram foram reformados. A praça recebeu pintura nova e será instalado um novo parquinho no centro da praça. E mais lazer para os moradores.

Praça Osvaldo Mutran Júnior no Novo Horizonte


NOVA MARABÁ

ASFALTO RUA DO LAR SÃO VICENTE DE PAULA: Os serviços de pavimentação da estrada de acesso ao lar São Vicente de Paula na Nova Marabá não param. As máquinas já fizeram a terraplanagem num trecho de aproximadamente 1 quilômetro, próximo ao portão de entrada do espaço, e agora começam a colocar o asfalto. Quem passa pela rua localizada na folha 6 já percebe a diferença nos serviços que estão sendo realizados e que vem mudando o cenário no bairro.

RUAS DA FOLHA 16 RECEBEM ASFALTO: As máquinas não param no serviço de terraplanagem em ruas da folha 16. Em algumas ruas as máquinas já trabalham a compactação do solo para receber a imprimação, etapa anterior ao asfalto. Em outros pontos, já foi feita a imprimação aguardando o tempo exato para receber o chão preto e fazer o meio fio e acabamentos. Já em outros trechos já receberam o asfalto e agora começam a fazer o meio. No local também foi coletado amostras do solo após a compactação para avaliar o nível de compactação para evitar problemas futuros no asfalto.

PROJETO GROTA CRIMINOSA: Também considerado um dos maiores de drenagem e saneamento em andamento no município, no local os operários e máquinas não param na execução de implantação do primeiro sistema de esgotamento sanitário na Nova Marabá. De acordo com o engenheiro Jaime Pessoa, representante da empresa que executa a obra, o projeto consiste em duas etapas e está em andamento os serviços da etapa 1. A etapa 2, que é a etapa macro, vai da VP 6 até próximo a BR 222 e se estende por aproximadamente 3 quilômetros passando pelas folhas 27, 20, 22, 28 até à folha 29. O projeto visa a ampliação da calha da grota para evitar inundações no futuro. Além disso vai atender as folhas 26 e 23 com esgotamento sanitário em toda comunidade.

RECONSTRUÇÃO DA VE 2: Os serviços de pavimentação da duplicação da VE 2, via que liga as folhas 18, 9 e 5 na Nova Marabá, interligando com a folha 10, avançam e os moradores cada vez mais satisfeitos com a obra que mudou a paisagem do local. O que antes era somente mato, e praticamente intransitável, hoje existe uma avenida totalmente pavimentada. Aos poucos a prefeitura vai liberando a pista para passagem de veículos enquanto os trabalhadores finalizam o projeto que teve necessidade de realizam um serviço de drenagem complexo no local devido um córrego que ficava no local.

KM 7 SE TRANSFORMA NUM CANTEIRO DE OBRAS: O bairro do KM 7 na Nova Marabá vem passando por uma grande transformação em sua infraestrutura. Pelo menos em oito ruas, as máquinas e homens trabalham na recuperação das vias. Praticamente todas as ruas do bairro já estão pavimentadas. Entre as ruas que vem recebendo serviços podemos listar; rua I, entre as ruas D e E, a rua E, rua H, rua G, rua N, rua Aziz Mutran e rua Guido Mutran Júnior.

Ruas do Bairro Km 07 estão asfaltadas

MARABÁ PIONEIRA

REFORMA DA PRAÇA DUQUE DE CAXIAS: Dentro de mais algumas semanas a nova praça Duque de Caxias será entregue a população. O antigo desenho arquitetônico vai permanecer, no entanto, a principal mudança da antiga estrutura para a atual está sendo a retirada de um bloco da praça de alimentação permanecendo apenas um com 5 box para atender os comerciantes, no local serão construídos canteiros com jardim de 450 centímetros de altura e dois bancos de granito e ampliação do espaço para distribuição de cadeiras e mesas. A novidade será a instalação de uma academia ao ar livre com 8 equipamentos, o local já está sendo preparado para receber os aparelhos. O antigo parquinho será totalmente revitalizado com a troca de todos os brinquedos.

Reforma da Praça Duque de Caxias

SÃO FÉLIX

AVENIDA CASTELO BRANCO, A avenida Castelo Branco, com quase dois quilômetros de extensão, é considerada uma das principais obras de drenagem e pavimentação do bairro de São Félix e encontra-se em estágio avançado dos serviços. A avenida está sendo completamente asfaltada. Os serviços já estão em fase de finalização. As máquinas trabalham na drenagem de uma grota que corta um trecho da avenida onde foram colocadas manilhas. A obra é uma das maiores do bairro São Félix e faz parte de um convênio entre a prefeitura e a mineradora Vale orçado em mais de R$ 3,5 milhões de reais (R$ 3.626.299,51), para pavimentação e drenagem das duas vias, avenida Castelo Branco e início da vicinal de acesso a vila Espírito Santo.

ESTRADA DO GELADINHO, A obra de pavimentação de aproximadamente três quilômetros da estrada do Geladinho, núcleo de São Félix, continua e avança para sua etapa final. O trecho que leva até a praia do geladinho já está completamente imprimado e asfaltado, faltando a colocação de meio fio. Outro trecho próximo a ponte de ferro, que dá acesso às chácaras, também foi concluído. Os operários trabalham agora na construção de uma segunda ponte, localizada aproximadamente 50 metros da ponte de ferro sobre o rio Geladinho que dá nome a comunidade, a extensão é de 27 metros, e está na fase de colocação dos blocos de sustentação

Estrada do Geladinho ganha pavimentação
ACESSIBILIDADE
X