CIDADE: FALTA DE CONSCIÊNCIA DE PARTE DA POPULAÇÃO PREJUDICA A COLETA DE LIXO E PODE PROVOCAR ALAGAMENTOS DE RUAS

A coleta regular de lixo nos quatro cantos da cidade tem sido uma das prioridades da Prefeitura de Marabá. Dezesseis caminhões coletores atuam em todos os bairros, durante o dia e a noite, para manter Marabá limpa, e ainda proporcionar conforto e saúde à população. Mas, infelizmente ainda existem pessoas que despejam lixo irregularmente nas vias públicas trazendo muitos transtornos para a população.

Dona Deuzuita Araújo da Silva, de 65 anos, sofre com a situação todos os dias. A aposentada mora na folha 20, nas proximidades da Praça da Criança onde comerciantes e moradores insistem em manter um lixão, em via pública.

“Isso não é pra ser assim não, era pra ter lugar certo. Um dia desses jogaram até um cachorro morto. O carro de lixo não dá conta. Ele passa, mas demora pouco tempo, eles [moradores e comerciantes] vem e jogam lixo aí. Isso é rua, pra gente cristão. Um dia colocaram um container e não deu certo, porque vinha gente de longe jogar carniça”, enfatizou a aposentada.

Na folha 18, dona Deusamar Bento Pereira, também acredita que as pessoas devem se conscientizar mais sobre a limpeza da cidade evitando jogar lixo no chão ou despejá-lo de forma irregular. “Até o momento a coleta de lixo está muito boa, passando direitinho. Mas as pessoas têm de ter um pouco mais de cuidado”, ressalta a dona de casa.

Da mesma forma, Domingas das Neves, disse que apesar da coleta acontecer de forma regular, falta mais conscientização. “A população tem de colocar o lixo na porta na hora certa. A população tem de fazer sua parte”, afirma a dona de casa. Para ela, a limpeza pública é uma responsabilidade de todos.

Atenta a esta triste realidade, no início deste mês, a Prefeitura lançou uma campanha que tem como slogan: “De que adianta limpar, se você não ajudar? De que lado você está?”. O objetivo é provocar a reflexão sobre o assunto. Placas da campanha estão espalhadas em pontos estratégicos da cidade, como no bambuzal, na entrada da Marabá Pioneira. Os novos caminhões coletores, ao todo contabilizam nove, também carregam a mensagem estampada.

Na campanha, a mensagem é dada pelos garis, que além de cumprir com suas obrigações, ainda têm de conviver com o desrespeito ao meio ambiente, por parte de populares que despejam o lixo irregularmente em vias públicas.

Deixar um Comentário