CONSELHO MUNICIPAL DE SAÚDE ORGANIZA 8ª CONFERÊNCIA

CONSELHO MUNICIPAL DE SAÚDE ORGANIZA 8ª CONFERÊNCIA

Acontece nos dias 26 e 27 próximos, a 8ª Conferência Municipal de Saúde em Marabá, promovida pelo Conselho Municipal de Saúde (CMSM). O evento será realizado no auditório da Câmara Municipal de Saúde. A estimativa é que cerca de 200 representantes de entidades em geral participem da Conferência.

Esse ano a conferência traz como tema a “Participação Social na Educação Permanente do Sistema Único de Saúde-SUS: Direitos, Deveres e Desafios”. Os debates devem acontecer em quatros eixos distintos: Participação social: Debate e proposição qualificados; Financiamento e Gestão – Lei complementar nº 141/2012 – SUS legal; Intersetorialidade: Articular para Ampliar; e Conhecimento da Legislação da Saúde e das Normas Estruturantes do SUS: aprimoramento.

Monalisa Miranda, vice-presidente do Conselho, explica que nos últimos dias, as pré-conferências já foram realizadas na zona urbana e nesta quinta-feira, (12), se inicia na zona rural da cidade. Destes encontros saem propostas sobre o tema central da 8ª Conferência e os nomes das entidades que terão direito a voto para eleger o novo Conselho de Saúde.

“Queremos pedir que no dia Conferência toda comunidade possa participar, porque é um momento importante onde a gente vai discutir todas as políticas públicas voltando pra saúde do nosso município”, enfatiza Monalisa.

A conselheira Kátia Gomes, observa que o controle social da saúde é feito pela sociedade civil, usuários e por isso, é importante a participação da comunidade para acompanhar a efetivação das políticas públicas.

“A gente conclama a comunidade em geral, principalmente os usuários do SUS, a participar, a partir daí estaremos fazendo o nosso papel de controle social da saúde, isso é que vai fazer a diferença, a participação da comunidade”, ressaltou a conselheira.

Outro objetivo da Conferência é a eleição dos novos conselheiros para o biênio 2018/2020. O CMSM é composto por vinte conselheiros, sendo 50% formado por usuários, 25% por trabalhadores e 25% fica para gestores, prestadores de serviços de saúde e representantes da comunidade científica.

A entrega da documentação das entidades que desejam participar da Conferência com delegados, deve ser entregue entre os dias 16 a 20 de abril, das 8 h as 12 h e das 14 h às 17, na sede conselho, na folha 30, Nova Marabá.

Deixar um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *