Creche começa a funcionar no Residencial Tiradentes e leva tranquilidade às mães

Creche começa a funcionar no Residencial Tiradentes e leva tranquilidade às mães

Crianças de três a seis anos de idade começaram a ser atendidas no Núcleo de Educação Infantil “Raimunda de Oliveira Rocha” nesta quarta-feira (2). O NEI foi construído no Residencial Tiradentes e atende a 323 crianças, sendo 165 pela manhã e 158 no período da tarde. O primeiro dia de aula foi recreativo e as crianças foram recepcionadas no pátio com lanches e brincadeiras.

Uma dessas crianças é a pequena Regiane, de quatro anos, que fica na creche no período da manhã enquanto a mãe cuida do restante da família. A dona de casa Joelma Rodrigues de Oliveira contou que ficou muito feliz com a inauguração da creche. “Essa escola é muito bonita, tem mais salas, é maior. Eu posso deixar ela aqui, posso cuidar das coisas lá em casa porque eu não posso trabalhar por causa do meu marido que é doente, aí eu consigo cuidar dos outros e ficar despreocupada”.

Outra mãe que também ficou muito satisfeita com a nova creche foi Jaqueline Santos da Silva, que leva o filho Carlos Daniel, de seis anos, no período da tarde. “A sensação é assim de uma vitória porque todas as mães aqui do residencial reclamavam muito pelo fato das crianças ficarem em blocos e não na escola. Mas quando todo mundo veio aqui na inauguração foi ótimo, foi maravilhoso”, comemorou.

De acordo com a diretora do NEI, Damares Teixeira, há cerca de um ano as crianças eram atendidas em anexos alugados no Residencial Tiradentes e agora todas foram transferidas para o novo espaço, onde há a possibilidade de desenvolver um trabalho pedagógico mais adequado.

A mãe do pequeno Carlos Daniel lembrou como era o atendimento nos antigos blocos. “O espaço era pequeno, apertado. As professoras faziam o que podiam, mas agora eu me sinto alegre em saber que meu filho vai ficar num ambiente mais estável”, disse Jaqueline.

A estrutura do NEI inclui além das salas de aula, sala multiuso, sanitários, recreio coberto, refeitório, entre outros ambientes, que permitem a realização de atividades pedagógicas, recreativas, esportivas e de alimentação, além das administrativas e de serviço.

As crianças são divididas por idade. Nas turmas do Maternal (1 e 2) ficam as menores de três a quatro anos e nas do Jardim (1, 2 e 3) ficam as de cinco e seis anos. Em média, as salas comportam até 20 crianças. São ao todo 30 funcionários para atenderem a demanda, entre pedagogos, secretárias, merendeiras, agentes de portaria e de serviços gerais.

As atividades preconizam a alfabetização e são desenvolvidas em torno de três eixos temáticos: Sociedade e Natureza; Matemática e Movimento; e Artes e Música. As crianças são atendidas no período da manhã entre 7h30 e 11h30h e no período da tarde, das 13h30 às 17h30. (Texto: Fabiane Barbosa/ Fotos: Helder Messiahs)

1 (7)

1 (9)

1 (13)

Joelma
Joelma de Oliveira: “Agora eu deixo a minha filha aqui e fico despreocupada”
Jacqueline (3)
Jaqueline da Silva, mãe do pequeno Carlos Daniel, ficou muito feliz com a inauguração da creche
ACESSIBILIDADE
ACESSIBILIDADE