CULTURA: CINE TEATRO ESTÁ COM 60% DAS OBRAS CONCLUÍDAS

CULTURA: CINE TEATRO ESTÁ COM 60% DAS OBRAS CONCLUÍDAS

As obras do Centro Cultural em execução na folha 16 estão avançadas e ocorrendo dentro do prazo estabelecido. A afirmação é do engenheiro que acompanha os trabalhos, Alex Formentini, da Secretaria de Viação e Obras Públicas, SEVOP.

De acordo com Formentini, no Complexo Cultural, as obras estão em ritmo mais acelerado, por lá, já foi concluída a fundação e a superestrutura , bem como a parte elétrica, hidráulica e hidro sanitária. Agora eles estão finalizando a vedação com bloco de concreto. O próximo passo será o acabamento (piso cerâmico, colocação de janelas e portas, reboco, chapisco), pra posteriormente eles iniciarem a pintura.t

Quanto ao Teatro, por ser uma obra mais complexa e ter um prazo maior para a execução, os trabalhos são para finalizar a superestrutura. Segundo o engenheiro, em torno de 60 por cento do serviço está completo, inclusive o piso, onde já foi passada a tubulação elétrica e hidráulica. 

Os novos equipamentos culturais estão sendo erguidos em uma área de 11.836 metros quadrados e estão orçados em R$ 8 milhões de reais. O projeto foi aprovado, por meio da Lei Rouanet, que regulamenta a distribuição de recursos para produções culturais no Brasil.

“A engenharia está estudando uma forma de fazer o acesso principal ao Teatro, pois como ele ficou num nível elevado em relação à pista, a engenharia juntamente com o arquiteto Honório, está estudando a possibilidade de acesso principal, pra ficar uma coisa bem legal, aproveitando a topografia do terreno e fazer com que esse acesso seja interessante, lembrando da acessibilidade. E também, nós estamos vendo a possibilidade de se isolar os dois prédios fazendo com que cada um seja independente. Isso está em fase de estudo”, informou Alex Formentini.

Além de garantir a acessibilidade, o Cine Teatro pretende estimular a democratização do acesso à cultura. Por isso, o público alvo dos projetos a serem realizados será principalmente crianças e jovens de 7 a 19 anos e estudantes da rede pública de ensino.

A previsão da prefeitura é que o Centro Cultural de Marabá esteja pronto até o final desse ano. A administração do lugar será da Fundação Casa da Cultura de Marabá. A empresa responsável pelas obras é a CSA.   

O Centro Cultural é composto por dois prédios, sendo um o Cine Teatro, com capacidade para cerca de 400 lugares e o outro funcionará o Complexo Cultural, que abrigará salas de aulas, salas de música, sala de dança e oficina de teatro. Além disto, o espaço também será utilizado para realização de cursos de capacitação de agentes e produtores culturais.

ACESSIBILIDADE
X