DEFESA CIVIL: PREFEITURA AUMENTA O NÚMERO DO EFETIVO E CONSTRÓI MAIS ABRIGOS

DEFESA CIVIL: PREFEITURA AUMENTA O NÚMERO DO EFETIVO E CONSTRÓI MAIS ABRIGOS

 

 

 

Além de criar dois novos abrigos, a Defesa Civil de Marabá, em parceria com a Sevop – Secretaria de Viação e Obras Públicas – melhora o acesso a esses espaços, em consequência do volume de chuva que inunda ruas e a própria área interna de um dos alojamentos. As pessoas que já estavam instaladas há mais tempo, agradecem a assistência da Prefeitura.

No Abrigo do Trevo, localizado às margens da Rodovia Transamazônica, ontem estava com o pátio interno alagado. Hoje, 13 de abril, a Sevop providenciou uma camada de escória para secar a água empossada.

Lindomar da Costa Pedrosa, desempregado, que chegou na quarta-feira (11) naquele abrigo, disse que a situação está muito difícil. Mesmo assim, agradece à Defesa Civil por tirá-lo de dentro d’água.

Também com mudança feita na quarta-feira, Josineide Pereira da Silva, considera uma situação razoável. “A vida aqui está mais ou menos, melhor do que ficar na casa alagada”, observa.

Já Keila Ferreira da Silva, no Abrigo do Trevo desde quando foi criado, garante que a partir de hoje, com o aterro que está sendo providenciado, está bem melhor. Ela disse que já recebeu três vezes mantimentos, tem água potável e energia.

Abrigo Bom Planalto

Ao contrário do Abrigo do Trevo, no Bom Planalto a estrutura está em adaptação. Trata-se de um prédio com três galpões, onde a Defesa Civil ocupa dois deles para alojamento de desabrigados da cheia. No primeiro, que começou a receber gente durante o dia de ontem, já dispõe de energia, água e banheiros químicos. O Segundo está na fase de divisão do espaço e colocação das necessidades básicas.

Marcos Macedo Brasil, que se mudou nesta sexta-feira para o segundo galpão, garante que apesar de faltar algumas coisas (água e energia), a estrutura do prédio é muito boa. Por sua vez, Maria da Paz Silva, que está no primeiro galpão, considera a situação muito boa, porque chegou ontem e já encontrou banheiros químicos, uma caixa d’água e energia no local.

A Defesa Civil, de acordo com o coordenador Jairo Milhomem, além dos abrigos referenciados, sendo que um está sendo ampliado (Trevo) e outro iniciado ontem, a partir de hoje começa a construir mais um abrigo, desta feita no Bairro Francisco Coelho – Marabá Pioneira.

Ainda de acordo com Jairo, hoje o nível dos rios amanheceu aos 11,92 metros; elevação de 12 centímetros nas últimas durante à noite. De acordo com o Boletim de Vazões e Níveis do Tocantins, emitido pela Eletronorte, a tendência é baixa, a partir de amanhã, quando está previsto 11,95 metros, descendo para 11,81 na segunda-feira, 16 de abril.

ACESSIBILIDADE
X