DESENVOLVIMENTO: MARABÁ SEDIA EVENTO DO TCM COM MUNICÍPIOS DA REGIÃO ARAGUAIA-TOCANTINS E DO LAGO DE TUCURUÍ

DESENVOLVIMENTO: MARABÁ SEDIA EVENTO DO TCM COM MUNICÍPIOS DA REGIÃO ARAGUAIA-TOCANTINS E DO LAGO DE TUCURUÍ

Na tarde desta segunda-feira (14), o prefeito Tião Miranda e o vice Toni Cunha recepcionaram a equipe do Tribunal de Contas dos Municípios do Pará e demais prefeitos, vereadores e servidores dos municípios vizinhos, no evento conhecido como CAPACITação.

O evento está sendo realizado no Centro de Convenções Carajás e vai se estender até a próxima sexta-feira, dia 18. O projeto do TCM em parceria com os Ministérios Públicos de Contas do Estado e dos Municípios, Assembleia Legislativa do Pará e Receita Federal visa proporcionar conhecimento técnico aos municípios para boas prestações de contas e fiscalização dos recursos públicos por parte da sociedade.  De acordo com a organização, 46 municípios foram convidados a participar e 26 estiveram presentes no primeiro dia de palestras.

O prefeito Tião Miranda ressaltou a importância da realização da capacitação em Marabá, município polo que possibilita uma grande participação do público esperado. “Aqui é uma região distante da capital, são cerca de 40 municípios e fica muito mais fácil deslocar pra Marabá, que é o centro deles e com isso possibilita muitas pessoas terem acesso a essa capacitação. É uma fonte de conhecimento que o tribunal traz” enfatiza Tião.

O gestor também observa que o tribunal tem avançado muito em uso da tecnologia possibilitando ainda que os gestores trabalhem de forma organizada principalmente na prestação de contas, já que todos os processos vêm sendo feitos de forma on-line.

Para Toni Cunha a ação é importante porque o TCM orienta antes de executar, a fiscalização e a punição quando necessária. “Dar a noção do que é tratar com as contas públicas. O tribunal tem adotado uma postura de orientar, de ensinar, de explicar a correta prestação de contas dos recursos públicos, isso é fundamental” disse Toni.

O vereador Alécio Stringari, esteve no evento representando a Câmara Municipal e diz que a capacitação é essencial porque prepara os gestores pra governar e conselheiros para acompanhar as práticas.

“São informações para os nossos técnicos, aquelas pessoas que tem a responsabilidade de fazer a gestão pública andar e funcionar. Se capacitar num momento desses é muito importante. Gerenciar o dinheiro público, do povo tem que fazer com muita responsabilidade” destaca o vereador.

Da mesma forma, Karan El Hajar, secretário de planejamento, salienta que o órgão demonstra que não somente é fiscalizador e punitivo. Com a ação “vem mostrar como o tribunal trabalha, numa forma de orientação, de prevenção dos atos de seus jurisdicionados, trazer a forma como o tribunal hoje está avaliando as contas de gestão, contas de governo, não só pros gestores, executivo, mas para os conselhos e legislativo”, comenta o secretário.

Daniel Lavareda, presidente do TCM do Pará, explica que o projeto tem o objetivo de orientar para não punir. “È trazer conhecimento para que se possa errar menos nas administrações públicas” enfatiza o presidente.

Ele acrescenta que atualmente não se admite que o serviço público de forma amadora, administradores que não tenham responsabilidade. E sobre a região disse que é uma das mais conscientes quanto à capacitação pelo grande número de participantes.

ACESSIBILIDADE
X