DEZEMBRO VERMELHO: CTA IDENTIFICA SEIS NOVOS SOROPOSITIVOS

DEZEMBRO VERMELHO: CTA IDENTIFICA SEIS NOVOS SOROPOSITIVOS

No período de 1º a 5 de dezembro, a Secretaria Municipal de Saúde, por meio do Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA), desencadeou no Shopping Pátio Marabá uma programação relativa ao “Dezembro Vermelho”, com vistas ao combate ao HIV/Aids e infeções sexualmente transmissíveis no município. Entre os resultados mais significativos, está a identificação de mais seis novos casos de HIV no sistema da unidade.

No período em destaque, foram realizados 2.404 testes rápidos: 733 para sífilis, 737 para HIV, 734 para hepatite B e 200 relativos à hepatite C. E ainda 340 testes de glicemia e 683 aferições de pressão arterial, totalizando 3.427 atendimentos.

Os procedimentos resultaram em 31 testes positivos para sífilis, seis positivos para HIV e dois indeterminados, ou seja, carecem de exames sorológicos para confirmação; nenhum para hepatite B e um positivo para hepatite B.

“O objetivo é detectar o estado sorológico da população marabaense, proporcionando a prevenção e reduzindo a demanda de atendimentos nos Centros de Saúde e Hospitais”, afirma a gerente do CTA, Eliana Moreira.

ACESSIBILIDADE
X