EDUCAÇÃO DE MARABÁ SOBE NO IOEB E SUPERA MÉDIA ESTADUAL

EDUCAÇÃO DE MARABÁ SOBE NO IOEB E SUPERA MÉDIA ESTADUAL

A educação pública em Marabá recebeu nota 4,0 e está entre as melhores no ranking dos municípios do Estado avaliados em 2017 pelo IOEB (Índice de Oportunidades da Educação Brasileira). A nota atual supera a obtida em 2015, que foi 3,7. Belém e Ananindeua, na Região Metropolitana de Belém, tiveram nota 3,8.

Conforme o levantamento elaborado pelo Centro de Liderança Pública (CLP), com o apoio do Instituto Península, Fundação Roberto Marinho e Fundação Lemann, a média no ensino estadual foi de 3,7 – enquanto a nota média da educação em todo o país ficou em 4,7.

Em relação a 2015, O IOEB aponta a situação da educação nos estados e municípios brasileiros, tendo em vista o aperfeiçoamento educacional. Para o estudo, que está em sua segunda edição, são levados em conta indicadores de resultado e de insumos, como qualidade dos professores, experiência dos diretores, tempo de jornada na escola das crianças e taxa de atendimento na educação infantil.

A avaliação utiliza um índice único para cada local (município, estado ou Distrito Federal) e engloba toda a educação básica – da educação infantil ao ensino médio, de todas as redes existentes no local –, bem como todos os moradores locais em idade escolar, e não apenas os que estão efetivamente na escola.

O Centro de Liderança Pública lançou o índice em outubro de 2015, e de lá para cá o IOEB é assinado pelos mesmos autores do Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica). Um dos principais objetivos do IOEB é aperfeiçoar o sistema de controle social da educação, ao identificar quanto cada cidade ou estado contribui para o sucesso educacional dos indivíduos que lá vivem.

Já o CLP se identifica como uma organização sem fins lucrativos e apartidária que atua em três frentes de trabalho: Mobilização, Educação e Gestão da Transformação. É a responsável pelo IOEB e busca desenvolver líderes públicos empenhados em promover mudanças transformadoras por meio da eficácia da gestão e da melhoria da qualidade das políticas públicas.

O levantamento e o ranking oferecem aos gestores públicos os instrumentos práticos para ajudá-los a mobilizar e engajar a sociedade em mudanças eficazes, com ética e responsabilidade.

Educação de qualidade

Para o secretário municipal de Educação de Marabá, Luciano Lopes Dias, é importante saber que os índices estão numa crescente. Todavia, ele mesmo ressalta que a nota 4,0 não é a ideal e nem coloca o município numa posição confortável, uma vez que Marabá ocupa o número 3.607 entre os 5.570 municípios brasileiros. “Estamos investindo na infraestrutura de nossas escolas e fortalecendo as formações para que nossos educadores possam oferecer o melhor para os alunos. Quero parabenizar a todos os envolvidos nesse processo porque o sucesso na educação leva a assinatura de todos os educadores”, explica Luciano Dias.

ACESSIBILIDADE
ACESSIBILIDADE