EDUCAÇÃO: ESCOLA INAUGURADA HOJE RECEBE PISO TÁTIL PARA GARANTIR ACESSIBILIDADE

EDUCAÇÃO: ESCOLA  INAUGURADA HOJE RECEBE PISO TÁTIL PARA GARANTIR ACESSIBILIDADE

 

Para dar mais acessibilidade aos portadores de deficiência visual que frequentam a escola Heloísa de Souza Castro, a Prefeitura de Marabá colocou piso tátil desde o portão de entrada e em todos os corredores que levam às salas de aula e demais espaços pedagógicos da instituição.

A escola Heloísa Castro, fica localizada na Avenida dos Gaviões, Bairro Liberdade, e passou por ampla reforma, devendo ser reinaugurada hoje, sexta-feira, dia 9.

Bruna Alves Diniz atua como estagiária na turma do 1º ano do Ensino Fundamental, exclusivamente para acompanhar a aluna Maria Clara, que é cadeirante. A jovem é acadêmica de Pedagogia, estando atualmente no quinto período na Faculdade Uniasselvi. A moça revela que atua como estagiária há pouco mais de um ano e que, embora pareça difícil para outras pessoas trabalhar com esse grupo, ela se sente realizada em colaborar com crianças com necessidades especiais. “São necessárias paciência, dedicação e estudar a respeito da deficiência do aluno que vai acompanhar para alcançar os objetivos propostos”, explica.

No caso de Maria Clara, Bruna revela que se trata de uma garota obediente, esforçada e inteligente. Ela já conhece algumas letras e sabe escrever o próprio nome.

Como Bruna, o município oferece estagiários em várias turmas onde há alunos com algum tipo de deficiência que careça de uma pessoa com acompanhamento especial na turma.

A Escola de Ensino Fundamental Heloísa de Souza Castro é considerada um estabelecimento de grande porte, com 13 salas de aulas, onde estudam 918 alunos do 1º ao 9º ano, mais 44 alunos que recebem um atendimento especializado, advindos de várias escolas do núcleo Cidade Nova. Por conta deles, todas as salas de aula possuem portas com puxadores especiais para facilitar a abertura.

A revitalização trouxe vida nova à escola e consumiu recursos da ordem de R$ 299.984,69. E a diretora Rosilene Dias está radiante com as obras realizadas e afirma que a comunidade escolar aguardava pela reforma há muitos anos.

A cerimônia de reinauguração acontece logo mais, às 17h30, com a participação do prefeito Tião Miranda, secretário de Educação Luciano Lopes Dias, entre outros membros do governo municipal, vereadores e líderes comunitários.