EDUCAÇÃO: ESTUDANTES DA ESCOLA TIO MING VISITAM A SEMED

EDUCAÇÃO: ESTUDANTES DA ESCOLA TIO MING VISITAM A SEMED

Na manhã desta terça-f​​eira (12), um grupo de 37 estudantes do quinto ano da Escola Municipal Tio Ming, no km 7, visitou as dependências da SEMED (Secretaria Municipal de Educação), acompanhados da diretora e professores daquele estabelecimento.

A visita foi ciceroneada pelas professoras Marluce Caetano e Cleudimar Lima, que acompanharam os estudantes por todos os departamentos da Secretaria de Educação, incluindo o gabinete do secretário Luciano Dias.

Segundo a diretora da Escola Tio Ming, Maria Balbina Neta, a ideia de trazer os estudantes à sede da SEMED vem amadurecendo há vários meses, desde que os alunos passaram a indagar para onde a diretora ia e fazer o quê. “Eu explicava que tinha de resolver algumas questões na SEMED, mas alguns não conseguiam entender a dimensão do que representa a Secretaria Municipal de Educação. A gente já vinha fazendo um trabalho especial com a turma do 5º ano, com reunião de avaliação toda sexta-feira e foi numa dessas que surgiu o interesse mais aprofundado pelo que representa a entidade que coordena as ações de educação de Marabá”, conta a diretora.

A Escola Tio Ming atende 383 alunos do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental, com nove professores.

Ao receber os alunos em seu gabinete, Luciano Dias explicou a eles qual o papel do secretário de Educação e do adjunto, Orlando Morais, e mostrou como a SEMED é responsável por 101 escolas só na área urbana, além de outros 100 no campo. Ele anunciou que em breve deverá ser implantado um laboratório de informática na escola Tio Ming e outras melhorias estão sendo planejadas também.

Os alunos ainda fizeram algumas perguntas ao secretário e apresentaram pedidos, entre eles a climatização das salas de aula. Luciano disse que esse pedido é feito por alunos de várias escolas e que o governo municipal está se planejando para aumentar o número de salas de aula com centrais de ar condicionado, substituindo os ventiladores.

Dandara Stephany de Souza Veiga, de nove anos de idade, diz que este é o primeiro ano que estuda na Escola Tio Ming, mas que está gostando bastante, principalmente pela organização. Com sorriso largo no rosto, disse que sua matéria preferida é matemática e que não sabe ainda que profissão vai escolher no futuro. “Estou gostando muito dessa visita na SEMED. É muito grande, trabalham muitas pessoas aqui e não sabia que eles cuidam de tantas escolas”, disse a garota.

ACESSIBILIDADE
X