EDUCAÇÃO: PARCERIA DA SEMED E OUTRAS INSTITUIÇÕES PERMITE IMPLANTAÇÃO DE HORTAS ESCOLARES

EDUCAÇÃO: PARCERIA DA SEMED E OUTRAS INSTITUIÇÕES PERMITE IMPLANTAÇÃO DE HORTAS ESCOLARES

Projeto denominado “Quintal da Vovó”, sugerido pelo Ministério Público do Pará (MP) à Semed – Secretaria Municipal de Educação –, vai proporcionar a implantação de hortas escolares e arborização, inicialmente em cinco estabelecimentos, visando inserir na comunidade escolar diversas experiências que possibilitem o contato direto das crianças com as diversas formas de cultivo, manejo, tratos culturais e consumo do resultado, fruto de suas efetivas participações.

Segundo Leonardo Heilmann, da Assessoria de Gabinete da Semed, o plano visa ainda, estimular a compreensão dos conceitos relacionados com o meio ambiente, sustentabilidade, preservação e conservação, objetivando a formação de cidadãos conscientes e críticos, fortalecendo práticas cidadãs e também trabalhar de forma interdisciplinar com os diversos conhecimentos básicos da faixa escolar.

Integram essa parceria, além de Semed e MP, a Secretaria Municipal de Agricultura (Seagri), Unifesspa, Embrapa, Sebrae e Emater – Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado do Pará.

Leonardo observa que embora a pretensão seja expandir gradativamente o projeto para outros estabelecimentos, a partir de 05 de março o plano terá início com um workshop nas escolas Raimundinho, localizada às proximidades da Obra Kolping; Ida Valmont, na Rua das Castanheiras; Doralice de Andrade Vieira, na Vila Poupex; Núcleo de Educação Infantil Clara Machado, no bairro Laranjeiras; e Escola São José, localizada no Km 8 da Transamazônica, sentido Itupiranga.

No workshop as instituições parceiras vão orientar sobre as rotinas da horta e arborização. Enquanto a Coordenação da Merenda Escolar apresentará os benefícios da alimentação saudável que uma horta própria irá proporcionar a alunos e professores.

E ainda, falar acerca de hábitos ecológicos no trato de restos alimentares e outros resíduos, utilizando técnicas de compostagem, reciclagem, criação de minhocas, bem como a correta destinação de outros materiais não aproveitáveis.

ACESSIBILIDADE
X