quarta-feira - 14 novembro 2018

EDUCAÇÃO: SEMED E CMM PROMOVEM PROJETO “CONHECENDO A CONSTITUIÇÃO CIDADÔ

EDUCAÇÃO: SEMED E CMM PROMOVEM PROJETO “CONHECENDO A CONSTITUIÇÃO CIDADÔ
Em 2018, comemora-se 30 anos de promulgação da Constituição Federal. E a Câmara Municipal de Marabá, por meio da Escola do Legislativo, firmou uma parceria com a SEMED (Secretaria Municipal de Educação) para desenvolver em escolas da rede o projeto “Conhecendo a Constituição Cidadã”.
 O preparativo envolve a apresentação do projeto para 25 professores que atuam na equipe de formação da SEMED, o que vai acontecer nos dia 29 e 30 de janeiro, na Sala de Comissões da Câmara Municipal.
 Segundo a diretora da Escola do Legislativo, Gabriela Pereira da Silva, a formação será ministrada por Madu Macedo, diretora da Escola do Legislativo de Pouso Alegre-MG, e ainda pela vereadora Marileia Franco, presidente da Escola do Legislativo do mesmo município mineiro.
 Madu Macedo coordenou a produção do livro “Constituição em Miúdos”, sucesso editorial que está se espalhando por escolas brasileiras de diversos estados. A obra é voltada para o público infanto-juvenil e reúne os principais pontos da lei que rege o dia a dia dos brasileiros desde 5 de outubro de 1988, data em que foi promulgada. A leitura é leve. Uma viagem por 91 páginas, além de outras 35 com materiais extras, entre sumário da constituição original e glossário. Um trabalho feito a muitas mãos e que, segundo a Associação Brasileira de Escolas Legislativas (Abel), é pioneiro.
 Madu Macedo explica que o livro Constituição em Miúdos aborda os temas da Constituição através de um romance protagonizado por adolescentes. “A história gira em torno de Henrique, que chega a um lugar desconhecido e encontra dois jovens que vão esclarecendo as suas dúvidas sobre a educação, saúde e sistema tributário da região. Nesse diálogo, os três personagens conhecem e debatem sobre o sistema brasileiro”.
 A Constituição em Miúdos está em domínio público no acervo digital do Senado Federal e é possível a reprodução por qualquer instituição interessada. A distribuição é gratuita e pode ser requisitada ao Senado.
 Bastante motivada com a formação e a extensão do projeto com 10 escolas municipais, Gabriela Silva antecipa que outro projeto desenvolvido pela Escola do Legislativo – Vereador Mirim – deverá em 2018 ser realizado paralelamente nas escolas envolvidas com o “Conhecendo a Constituição Cidadã”.
 Gabriela observa que a iniciativa de trazer o projeto para Marabá mostra a preocupação com a educação e construção de uma nova consciência política para a juventude. “Esse livro também pode ser chamado de manual para a cidadania. Todos os aspectos da cidadania são abordados nele, o que é muito importante para que os jovens sejam cidadãos de bem e preparados para fazer do Brasil um país melhor”, prevê.
 O secretário municipal de Educação, Luciano Dias, elogia a iniciativa e parceria com a Câmara para levar a discussão sobre a Constituição para o ambiente escolar. Ele prevê que este será um ano importante e emblemático para trabalhar esse tema em sala de aula pela sua importância para a nação e ainda pela simbologia da data. “Creio que teremos boas lições a ensinar e aprender com a Constituição nas mãos dos alunos e ainda nos debates e trabalhos entre eles”, avalia o secretário.
ACESSIBILIDADE
X