FCCM: SERVIDORES PRESTAM APOIO EM AÇÃO DE SAÚDE NA COMUNIDADE INDÍGENA SURUÍ AIKEWARA

FCCM: SERVIDORES PRESTAM APOIO EM AÇÃO DE SAÚDE NA COMUNIDADE INDÍGENA SURUÍ AIKEWARA

A Fundação Casa da Cultura de Marabá participou, no período de 1 a 5 deste mês, das ações realizadas pelo Distrito Sanitário Especial Indígena Guamá Tocantins – DSEI GUATOC, em parceria com o Instituto de Ciências Biológicas da Universidade Federal do Pará, através da equipe do Dr. João Guerreiro que realizou ações sociais e de saúde na Comunidade Indígena Suruí Aikewara.

As ações contaram com equipes multidisciplinares de médicos, enfermeiros, odontólogos, nutricionista, psicólogos, técnico de enfermagem, saneamento, endemias, bioquímicos, acadêmicos de medicina, enfermagem e psicologia, realizando ações de Coleta de PCCU, teste rápido, Avaliação nutricional, Coleta de lâminas de malária, Saúde do Idoso, Saúde da criança, Saúde da mulher, Saúde do homem, coleta de lixo, prevenção de diabetes e hipertensão que também contou com o apoio da prefeitura de São Geraldo do Araguaia e Brejo Grande do Araguaia.

A FCCM firmou parceria com o Dr. João Guerreiro para que suas orientandas de mestrado, permaneçam acompanhando a comunidade indígena Suruí Aikewara, em especial a relação nutricional das grávidas, lactantes, crianças e idosos.

Segundo a Presidente Vanda Américo, a Casa da Cultura através da equipe de pesquisadores envolvidos nesta ação (Pablo Leite/Geólogo, Vinicius Garcia/Téc. em Geologia e Mirtes Emília/Etnóloga) juntamente com os parceiros, especialmente com a equipe do Dr. João Guerreiro, pretende ainda, avaliar os potenciais nutritivos da alimentação da comunidade indígena, no intuito de melhorar a qualidade de vida dos mesmos e dar continuidade com as ações sociais em outras aldeias da região, comunidades quilombolas e ribeirinhas.

ACESSIBILIDADE
X