quarta-feira - 14 novembro 2018

GESTÃO: CONTROLADORIA DO MUNICÍPIO FECHA PARCERIA COM CURSO DE ADMINISTRAÇÃO PARA TREINAMENTO DOS NOVOS GESTORES

GESTÃO: CONTROLADORIA DO MUNICÍPIO FECHA PARCERIA COM CURSO DE ADMINISTRAÇÃO PARA TREINAMENTO DOS NOVOS GESTORES

A Controladoria Geral do Município (Congem) teve uma rotina diferente nesta quinta-feira, (13). O órgão recebeu a visita de duas turmas dos cursos de Administração e Ciências Contábeis da Faculdade Carajás. Ao todo, 33 estudantes tiveram a oportunidade de conhecer na prática o funcionamento do Controle Interno do Município.

A ação nasceu de uma parceria entre a Congem e a coordenação da faculdade visando ampliar o conhecimento dos futuros gestores, além de contribuir com a formação cidadã e mostrar a transparência da gestão em suas aquisições e contratações de serviços. Por isso, a visita foi iniciada na Comissão Permanente de Licitação (CPL).

 “A gente resolveu iniciar cronologicamente por onde o processo começa, onde ele nasce, onde tudo é organizado e instruído. Porque o processo chega pra gente quando está tudo ok, pra dizer que tá tudo formalizado e agora pode gerar despesa pro município”, explica Ligia Maia, diretora de verificação em analise processual da Congem.

O pregoeiro Rafael Dias, trabalha há cinco anos no órgão e foi ele quem apresentou aos estudantes o sistema utilizado pela CPL nos processos da Prefeitura. Assim foi apresentado o funcionamento do certame licitatório na modalidade de pregão presencial e eletrônico.

Rafael explicou como a CPL recebe os processos; quais as análises que são feitas; como os pregões são feitos na prática; quais os benefícios que a Lei traz para as microempresas e empresas de pequeno porte nas licitações públicas.

Por outro lado, os estudantes também tiveram a oportunidade de aprofundamento nas leis, ao mesmo tempo em que, conheceram alguns documentos da Prefeitura, como os editais, e ainda como ocorre uma sessão.

“A curiosidade dos alunos me chamou atenção, o interesse por conhecer o bem público. Muitas pessoas na sociedade, às vezes não sabem que o processo licitatório é público e está disponível para acesso de todos, no portal da transparência da Prefeitura, no site do Tribunal de Contas dos municípios, então essas informações que muitos dos cidadãos não têm conhecimento, nós estamos passando pra eles”, enfatizou Rafael.

Rafaela de Oliveira, coordenadora do curso de Gestão da Faculdade Carajás, ressaltou que o contato dos alunos com o órgão é importante porque promove ao aluno uma visão sistêmica.

“Nosso intuito é que eles consigam visualizar as diversas disciplinas do curso, dentro do ambiente da administração pública. Eles conseguem integrar tudo o que estão vendo na teoria, acontecendo na prática”, afirma a docente.

A teoria virar prática foi também a descrição do estudante Udson Gomes. Ele já conhece como funciona o sistema, por que trabalha na politica, mas fez questão de acompanhar a turma e aprimorar os conhecimentos.

“A gente vai ter oportunidade de acompanhar como funciona um pregão em tempo real, pra começar entender de forma mais ampla todo o mecanismo da pública”, finaliza o estudante.

ACESSIBILIDADE
X