quarta-feira - 19 setembro 2018

GESTÃO: FOLHA 33 RECEBE AÇÃO “GOVERNO PERTO DE VOCÊ”

GESTÃO: FOLHA 33 RECEBE AÇÃO “GOVERNO PERTO DE VOCÊ”

 

Cerca de 3 mil pessoas passaram pela Escola Municipal Silvino Santis, na folha 33, para participar da ação social “Governo Perto de Você”, realizada pela Prefeitura de Marabá, nesta quarta-feira, dia 11. O vice-prefeito Toni Cunha, esteve logo cedo na ação para acompanhar os trabalhos e conversar com o povo.

“ A comunidade tem aceitado bem o projeto, é um exercício de cidadania, a gente vem com uma vasta gama de serviços do município para uma determinada localidade, principalmente para as localidades com menos equipamentos públicos e a gente vai seguindo adiante, tentando atender a população com os serviços essenciais, destacou Toni Cunha.

Esta é a terceira edição do projeto desde que ele iniciou, em julho, deste ano. A comunidade encontrou serviços de Assistência Social e Bolsa Família, como cadastramento e atualização do CAD Único, Cadastro ao Benefício de Prestação Continuada (BPC), emissão de Carteira do Idoso e o ID Jovem.

A aposentada Isabel Bezerra, de 65 anos, precisava da Carteira do Idoso e na ação viu a oportunidade de obter o importante documento. Com a carteira em mãos, a idosa terá acesso gratuito ou desconto de, no mínimo, 50% no valor de passagens interestaduais.

“Eu não tenho condições de viajar e tenho meus filhos que moram fora, aí eu quero ir onde eles e o meu salário não dar, é pequenino, com a carteira fica mais fácil pra viajar”, ressaltou a aposentada.

Na área da Saúde, estiveram em atendimento o Cardiologista, Pediatra, Clínico Geral, Nutricionista, além da realização dos testes rápidos de Glicemia, HIV e Hepatite B e C, bem como vacinação, aferição de pressão arterial e farmácia.

Dona Maria da Conceição, aproveitou para levar os cinco filhos para consulta com o clínico e ainda conseguiu medicamentos na farmácia. “Eu já tinha tentado no postinho, mas não consegui e aqui consultei todo mundo. Gostei, foi ótimo, ” comemorou a dona de casa.

A Secretaria de Saúde realizou ainda palestras para as crianças sobre escovação dentária e na sequência, foi feita aplicação de flúor. Já os procedimentos odontológicos, foram realizados no ônibus disponibilizado pelo SIMETAL, que é parceiro do projeto.

A Celpa fez diversos atendimentos, dentre eles, o cadastro para a Tarifa Social, benefício criado pelo Governo Federal que concede descontos na tarifa de energia elétrica às famílias de baixa renda. Quanto ao PROCON, este recebia denúncias diversas que ferem a lei do consumidor. Por outro lado, o SINE, realizou cadastro e agendamento para emissão da Carteira de Trabalho, e entrada no Seguro Desemprego.

Silvia Neta, solicitou agendamento para fazer a primeira Carteira de Trabalho da filha de 16 anos e saiu satisfeita. “Aqui foi mais fácil, eu já tinha tentado, mas estava difícil e aqui foi rápido, maravilhoso”, disse ela.

Outro setor que esteve movimentado foi o de estética e beleza. A mulherada aproveitou para cuidar do visual. Houve design de sobrancelhas, corte de cabelo, maquiagem, limpeza de pele e revitalização. Todos os profissionais são voluntários. A Universidade Norte do Paraná-UNOPAR, levou professores e alunos do curso de Estética para ação. Numa sala foi montada toda estrutura para possibilitar um atendimento de Diva para o público feminino.

A professora Denise Soares, explica que a faculdade aceitou o convite da prefeitura por acreditar que é essencial a doação de serviços para pessoas mais carentes da cidade.

Para Poliana Francisca Ramos, vice-diretora da escola, o bairro necessitava dessa ação e ficou feliz com os atendimentos. “Foi uma iniciativa da prefeitura, e o sentimento é de muita alegria, em saber que o atendimento é muito bom e está dando conta da demanda. Nós enquanto escola, comunidade, nos sentimos privilegiados com ação do governo que traz essa oportunidade para a população da folha 33, enfatizou a vice-diretora.

A coordenadora da ação, Danúzia Lobo, também comemorou os resultados. Segundo ela a cada edição as dificuldades são superadas e o projeto fortalecido. “ O resultado da ação realmente nos motiva a continuar, porque é um número muito grande da população que é atendido, são os mais diversos serviços da saúde, da assistência social e outros essenciais. A gente vem tentando cada vez mais estruturar melhor, nossa preocupação maior é a distribuição das senhas porque as pessoas chegam muito cedo, mais a gente vai se modelando”, explicou Danúzia.

 

 

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