HOMENAGEM: EM 25 ANOS COMO GARI, PEDRO DA SILVA SE DIZ ORGULHOSO DE TER CRIADO 4 FILHOS

HOMENAGEM: EM 25 ANOS COMO GARI, PEDRO DA SILVA SE DIZ ORGULHOSO DE TER CRIADO 4 FILHOS

No dia 16 de maio é comemorado nacionalmente o Dia do Gari, oportunidade para homenagear e reconhecer o trabalho dos responsáveis por manter a limpeza de ruas, hospitais, escolas públicas, praças e demais áreas urbanas.

Em Marabá, além da missão profissional, os trabalhadores do SSAM (Serviço de Saneamento Ambiental de Marabá) viraram ícones de uma campanha publicitária de conscientização da comunidade sobre o horário ideal para colocar lixo na porta de casa.

Em homenagem à data, conversamos com um gari que é ícone de tantos garis emblemáticos do município, que fazem um trabalho essencial para a comunidade. Trata-se de Pedro Souza da Silva, de 42 anos de idade, sendo 25 dedicados ao ofício de coletar lixo nas ruas de Marabá. Pedro representou os demais colegas em uma homenagem que a Câmara de Vereadores promoveu por ocasião do aniversário de 105 anos de Marabá, no dia 4 de abril último.

“Trabalho na limpeza há mais de 25 anos, sempre prestando serviço na coleta de lixo. Tenho quatro filhos (18, 14, 9 e 7 anos) criei todos adquirindo o pão de cada dia deste serviço”, diz, bastante orgulho da profissão que exerce.

Atualmente, ele trabalha na rota da zona rural, percorrendo as vilas de Murumuru, Espírito Santo, Sarandi, Matrinchã, Brejo do Meio, KM-35 e Itainópolis, de segunda a sábado. “Ainda não recebi a oportunidade de ser motorista, mas com fé em Deus eu posso alcançar esse objetivo”.

Para o presidente do Serviço Ambiental de Marabá, Múcio Andalécio, é importante aproveitar a data para aproximar a população do gari. “Ele está sempre presente nos momentos importantes da cidade. Hoje é uma profissão mais valorizada, extremamente importante, e as pessoas têm consciência”, afirmou.

Durante a sessão desta quarta-feira na Câmara Municipal, os vereadores dedicaram boa parte do tempo na tribuna para exaltar os garis do município e como a gestão atual tem se empenhado para resgatar a qualidade do serviço, mas também valorizando os profissionais que trabalham neste segmento.

O presidente da Casa, Pedro Corrêa, revelou aos colegas que por dez anos trabalhou com os garis do município na Secretaria de Obras, um trabalho que ele considera de grande importância para o município. “No atual governo de Tião Miranda, tivemos oportunidade de passar a oferecer café da manhã para eles durante todos os dias, porque a grande maioria sai de casa muito cedo e não dá tempo de comer nada”, exaltou.

O vereador Alécio Stringari disse que o trabalho dos garis tem sido bem desenvolvido também nas vilas da zona rural, para onde a Prefeitura desloca equipes para atender a comunidade. “Hoje, eles estão felizes porque recebem em dia e fazem o trabalho, sob sol ou chuva, sempre com dedicação”.

Texto: Ulisses Pompeu

ACESSIBILIDADE
X