MAMÓGRAFO DO CRISMU ENTRA EM OPERAÇÃO

MAMÓGRAFO DO CRISMU ENTRA EM OPERAÇÃO

Na tarde de sexta-feira, 17, no Centro de Referência à Saúde da Mulher (Crismu), a SMS – Secretaria Municipal de Saúde – inaugurou o mamógrafo daquela unidade, objetivando aumentar a oferta de exames do gênero para facilitar diagnósticos de câncer de mama.

Segundo o secretário municipal de Saúde, Marcone Leite, esse equipamento foi adquirido por administrações anteriores há bastante tempo e encontrava-se encaixotado no Crismu. Agora, o SUS dispõe de dois aparelhos da espécie: um funcionando no Hospital Municipal.

Também de acordo com Marcone, será realizado na rede pública, a partir de segunda-feira, 20, um total de 20 mamografias/dia, desta feita com entrega dos laudos na hora. “Antes, esses resultados demoravam muito tempo para chegar às mãos das pacientes, o que dificultava ainda mais a vida daquelas que careciam de tratamento”.

Disse ainda o secretário de Saúde que existe uma demanda reprimida de aproximadamente mil pedidos para mamografias na SMS, cujas pacientes serão chamadas pela Regulação, a partir da próxima segunda-feira.

A inauguração do mamógrafo do Crismu aconteceu em meio à reunião semanal do grupo de mulheres que se encontra às sextas-feiras deste mês para discutir assuntos relativos à autoestima do gênero, ainda em alusão o Dia Internacional da Mulher, transcorrido em 08 de março.

Além do grupo de mulheres e do secretário de Saúde, o evento foi prestigiado pelo vice-prefeito Toni Cunha.

ASCOM – Assessoria de Comunicação