MARABÁ CARNAVAL 2018: 30 MIL FOLIÕES FIZERAM A PRIMEIRA NOITE DE PAZ, ALEGRIA E MUITAS ATRAÇÕES.

Alegria, música boa e muita diversão foi o saldo do primeiro dia (10) de Carnaval em Marabá, nos quatro núcleos da cidade (Marabá Pioneira, Liberdade, São Félix e Morada Nova), onde a festa aconteceu. Na Orla de Marabá estima-se que cerca de 30 mil foliões participaram da primeira noite de festa.

Mas a folia começou cedo. Logo na parte da tarde, as ruas ganharam cor com a saída do arrastão do bloco Tucunaré, representado pelo coordenador Carlos Maia. O bloco fez a festa entre a comunidade do Bairro Santa Rosa com a preocupação de resgatar o Carnaval de marchinhas.
“Queremos preservar esse estilo de Carnaval. Nossa Velha Marabá precisava de um Carnaval desse, com paz, tranqulidade e sem violência”, comentou Carlos Maia, destacando também o apoio da Prefeitura ao bloco.
 Outros três blocos carnavalescos (Carrinho-de-mão, Renegados, Bloco da Ciba) passaram pelo corredor da folia arrastando a multidão para o palco principal, na Praça São Felix de Valois.
Lá, a festa recebeu a animação do Dj Kadson, Banda Frevo Maior e as divas, Munik&Mariane, que agitaram a noite com grandes sucessos da atualidade em ritmo de carnaval. Por todos os lados se via a presença de pais, com seus filhos, em um ambiente apropriado para diversão em família, como destacou a professora Thaísa Rabelo. “A festa está muito boa, muito bem organizada. Vimos muitas crianças e isso significa um carnaval com paz, amor e alegria”, disse.
Para a ambulante Maria Virgínia Moreira a festa foi ainda melhor, uma vez que com o grande número foliões, ela garantiu um bom lucro nas vendas. “A organização foi muito bem feita, o Prefeito Tião está de parabéns. As vendas foram ótimas e estarei aqui todos os dias”.
Também participaram da festa de abertura, o vice-prefeito de Marabá, Toni Cunha e o secretário de cultura, José Scherer, que destacou a importância de preservar a Cultura na cidade. “É um grande movimento popular que acontece no país inteiro e em Marabá, conseguimos atender um grande número de pessoas na Velha, Morada Nova, São Félix e Liberdade”, pontuou o secretário.
Hoje a festa continua com o arrastão dos blocos Carro-de-mão, 1 dia de princesa, xodó da mama vó (infantil), copo furado e Vai como pode. No corredor da folia irão passar o bloco “Alegria não tem idade”, da Seasp, “Doido é tu”, da Secretaria de Saúde e o “Doce beijo da madrugada”.
No palco principal da Orla, a festa será comandada por Cleiton Essencial e a Banda Carnavalesca de Marabá. A festa segue também pelo bairros Liberdade, São Félix e Morada Nova com atrações locais.