quinta-feira - 22 Fevereiro 2018

MARABÁ VAI REALIZAR 839 CIRURGIAS ELETIVAS ATÉ O FINAL DO ANO

MARABÁ VAI REALIZAR 839 CIRURGIAS ELETIVAS ATÉ O FINAL DO ANO

Na última sexta feira (1º), a Prefeitura de Marabá, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), iniciou no Hospital Municipal de Marabá (HMM) a realização de cirurgias eletivas. O objetivo é fechar o ano com 839 procedimentos concluídos, da fila de espera que se acumula desde 2012.

Segundo Dármina Duarte, diretora de Média e Alta Complexidade, as cirurgias eletivas, ou seja, aquelas que podem ser previamente agendadas, sem caráter de urgência ou emergência, acontecem em diversos pontos, de acordo com as especialidades.

No HMM, que já realizou uma média de 74 cirurgias deste tipo em 2017, a expectativa é chegar a pelo menos mais 200 cirurgias até dia 31 de dezembro. Lá, estão em triagem as menos complexas, porque devido à necessidade de leito esse contingente será liberado mais rápido, facilitando a rotatividade de pacientes. As principais são: hérnia, colecistectomia, histerectomia e hemorroidectomia.

Ontem (4), as cirurgias de laqueadura começaram no Hospital Materno Infantil. A previsão é que 100 cirurgias sejam feitas. Lembrando que, este ano, já foram realizadas outras 220 laqueaduras naquela unidade.

Na próxima segunda-feira (11), três clinicas de oftalmologia estão programadas a iniciar as cirurgias de catarata. A SMS prevê a realização de 265 procedimentos desse tipo até o fim deste mês.

Também está programado para a próxima semana, no Hospital Santa Terezinha, iniciar uma série de 200 cirurgias. Dentre elas, estão procedimentos de histerectomia, hérnia, colecistectomia e algumas de urologia.

Vale ressaltar as situações adversas, porém já existe programação para mais cirurgias eletivas no decorrer de 2018. “Temos uma demanda reprimida de oito mil cirurgias, sendo que tem pacientes no sistema de 2012”, observa Dármina, afirmando que o maior número corresponde às hérnias, em seus diversos tipos: epigástrica, umbilical e inguinal.  E também tem grande volume de colecistectomia e histerectomia.

ACESSIBILIDADE
ACESSIBILIDADE