quarta-feira - 19 setembro 2018

MEIO AMBIENTE: QUEIMADAS ESTÃO NA MIRA DA SEMMA,GMM, BOMBEIROS E DO DISK DENÚNCIA.

MEIO AMBIENTE: QUEIMADAS ESTÃO NA MIRA DA SEMMA,GMM, BOMBEIROS E DO DISK DENÚNCIA.

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma) está monitorando as queimadas urbanas que tem causado prejuízos à saúde da população. Com o início do verão, os focos de queimada aumentaram e, consequentemente, a procura por atendimento nas casas de saúde, por problemas respiratórios, também cresceu.

O secretário Rubens Sampaio lembra que fazer queimadas é uma ação criminosa e a população pode ajudar a Secretaria denunciando por meio do disk-denúncia da Semma, através dos números 3323-0571 e o 99233-0523. Além disso, as denúncias podem ser feitas pelo Linha Verde que é uma parceria com o disk-denúncia sudeste do Pará, pelo número 3312-3350. Segundo a Semma, já foram registradas 15 ocorrências entre os meses de junho e julho.

“É fundamental que sejam passadas todas as informações como a localização do incêndio, se possível, a gravidade da situação do fogo…a identidade do denunciante será mantida em sigilo total”, afirma Rubens.

Reflexos no Hmm

Vale a pena ressaltar que as consequências das queimadas são inúmeras. A queima de matéria orgânica produz água, gás carbônico (CO), monóxido de carbono (CO), óxidos nitrosos, hidrocarbonetos e material particulado, com isso, ao serem lançados na atmosfera, as queimadas causam danos à saúde das pessoas.

No Hospital Municipal de Marabá (HMM), nos últimos três meses, os problemas respiratórios mais comuns tem sido a tosse, falta de ar e alergia, o que pode está relacionado também com a fumaça. Em abril, 126 pessoas foram atendidas por conta da tosse. Em maio o número subiu para 243 atendimentos, o equivalente a 92%. A falta de ar levou 222 pessoas em abril e em maio esse número subiu para 238, ou seja, subiu 7%.

Outro fator provocado pela fumaça e o fogo são os acidentes, bem como, a perda de propriedades. A aviação também é atingida com o problema. As queimadas alteram ou mesmo devastam totalmente os ecossistemas: destroem a fauna e a flora.

ACESSIBILIDADE
X