OBRAS: DRENAGEM DA GROTA CRIMINOSA E SERVIÇO DE ESGOTAMENTO SANITÁRIO BENEFICIAM MORADORES DA NOVA MARABÁ

OBRAS: DRENAGEM DA GROTA CRIMINOSA E SERVIÇO DE ESGOTAMENTO SANITÁRIO BENEFICIAM MORADORES DA NOVA MARABÁ

Um dos principais problemas que a população da Nova Marabá, principalmente das folhas 23, 26, 22 e 27 enfrentava, vem sendo sanado pela prefeitura. A drenagem da grota criminosa está beneficiando a população que mora às margens do canal e que sofria constantemente com alagamentos.

No trecho às proximidades das folhas 23 e 26 houve um aumento da calha, onde passa o leito do rio. Antes era 2,60m de largura, hoje está com 3,40m e com uma folga de 1,50m, podendo chegar com uma vazão de até 5 metros. A largura da calha também foi ampliada e hoje se encontra com 9,80 metros, com isso dá maior vazão à água da chuva e maior fluxo da água evitando alagamentos em outros pontos ao longo da grota.

De acordo com a comerciante Alessandra Cunha, moradora da folha 23, já foi visível a melhora nos locais que antes sofriam com alagamentos e pede mais consciência da população para evitar que joguem lixo no canal principal responsável por represar a água da chuva e ocasionar os alagamentos.

Segundo o engenheiro Jaime Pessoa, representante da empresa responsável pela obra, o canal vem sendo preparado para receber maior intensidade de chuva. De acordo com ele, ainda houveram alguns pontos de alagamentos, porém, bem menores dos que aconteciam em tempos anteriores e a proposta é reduzir ainda mais.

Sistema de Esgotamento Sanitário

Os núcleos das folhas 23 e 26, serão os primeiros a serem atendidos com o novo sistema sanitário. A folha 23 está com 90% de coleta sanitária e a folha 26 já está com 80% de coleta sanitária. Nesta quarta-feira (11) estão sendo implementadas as edificações que estão localizadas às margens da VP-8, pois as redes saem nas ruas laterais já coletando o esgoto. Para receber a coleta de esgoto já estão sendo construídas duas estações elevatórias de tratamento, sendo uma na folha 26, elevatória da grota e uma segunda às proximidades do antigo parque de exposição, a estação Itacaiunas.

Como vai funcionar?

A coleta sanitária das folhas 23, 26 e das moradias da VP 8 será recebida pela estação da grota que bombeia até a segunda estação através de canalização que já está sendo construída. Posteriormente os resíduos serão bombeados até sua conexão com o canal da estação de tratamento de resíduos da Cosanpa no bairro Amapá. A estação elevatória Itacaiunas também vai receber a coleta sanitária da Marabá Pioneira. A proposta é que as duas estações possam receber todo o esgoto sanitário da Nova Marabá e Pioneira numa fase posterior, com a ampliação da capacidade de atendimento que atenda todo o município até 2030.

Neste momento está sendo feito o caminho onde irá passar a chamada viela sanitária que irá conectar as redes de ligação. Os serviços se concentram as proximidades da vila militar Castelo Branco. O segundo trecho será pela VP 8 que deve iniciar já no próximo mês de agosto onde, segundo o engenheiro responsável, pode ocasionar um pouco de transtorno ao transito já que será toda feira por uma área de intenso fluxo de veículos da vila militar até a antiga loja Big Bem, o qual já antecipa o pedido de conscientização aos motoristas pelos transtornos que deverão acontecer.

Melhoria nos bairros

Na folha 26 foi feito um trabalho de instalação das redes de esgoto evitando sempre os transtornos à população sendo que será um dos primeiros núcleos da Nova Marabá que será beneficiado com saneamento básico em mais de 90%. A folha 23 foi a que mais recebeu melhorias sendo que todas as ruas foram pavimentadas e receberam iluminação pública, hoje as famílias se encontram nas ruas que antes eram palafitas e hoje conta com nova infraestrutura.

 

Deixar um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

ACESSIBILIDADE
X