quarta-feira - 12 dezembro 2018

Obras: Sevop faz adequações de recuos em paradas e vai construir mais 43 pontos de ônibus

Obras: Sevop faz adequações de recuos em paradas e vai construir mais 43 pontos de ônibus

Desde o início do ano, os pontos de ônibus vêm recebendo serviços de adequações para atender com mais conforto os usuários e adotando mudanças conforme determinações legais de acessibilidade, para atender cadeirantes e demais pessoas com deficiência física.

Uma das adequações são os recuos que vem sendo construídos nos pontos de ônibus, principalmente em rodovias federais e nas VPs da Nova Marabá. De acordo com o engenheiro Valdir Lima, da Secretaria de Viação e Obras Públicas (Sevop), “ com os recuos, ou seja, as baias por onde o ônibus entram, o usuário tem mais facilidade de acesso aos veículos. Nesses recuos há os passeios tendo o passageiro mais segurança ao subir e descer os degraus do ônibus”, explica.

No momento estão sendo construídos 6 pontos de ônibus sendo dois do modelo maior no campus 2 da faculdade metropolitana e no campus 2 da Unifesspa. Os modelos menores estão sendo construídos em frente ao residencial total ville, próximo ao Cidade Jardim, outro na Rodovia Transamazônica, próximo à entrada da Avenida Sororó e também outro próximo a feira da Laranjeiras, que foi um pedido da própria população.

Segundo o engenheiro, a construção dos pontos de ônibus depende de planejamento do conselho municipal de transporte e do Departamento Municipal de Trânsito e Transporte Urbano (DMTU), sendo que também são colhidos pedidos da população.

Hoje, em Marabá, existem dois modelos de pontos de parada. O modelo construtivo, feito em concreto e o modelo metálico, encontrado na Avenida Antônio Maia e demais pontos estratégicos. “Os pontos de ônibus são dotados de toda infraestrutura para atender ao cidadão, como rampa de acesso para cadeirantes e cobertura para proteção do sol e chuva”, explica o engenheiro.

Segundo Valdir Lima, está em processo de licitação a construção de mais 8 pontos de ônibus no núcleo de Morada Nova e mais 35 em outros núcleos da cidade.

Deixar um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

ACESSIBILIDADE
X