quarta-feira - 19 setembro 2018

OUTUBRO ROSA: POSTINHO DA LARANJEIRAS TEM DIA INTENSO DE ATIVIDADES

OUTUBRO ROSA: POSTINHO DA LARANJEIRAS TEM  DIA INTENSO DE ATIVIDADES

 

Na manhã desta terça-feira, 10, no auditório da Unidade Básica de Saúde (UBS) Laranjeiras, aconteceu mais uma ação relativa ao Outubro Rosa, destinada às mulheres da comunidade do entorno daquele centro de saúde, com objetivo de orientar e atende-las no que tange aos cânceres de mama e do colo do útero.

Segundo a enfermeira Sarah Rocha, para um público aproximado de 50 pessoas, a coordenação daquela UBS, após a abertura com as apresentações praxe, foi proferida palestra acerca dos tipos de câncer mais comuns entre as brasileiras e a respectiva prevenção dessas doenças que, se não descobertas cedo, podem levar à morte.

Um momento de descontração, com ginástica laboral, foi seguido de um delicioso café da manhã para quantos se fizeram presentes. Depois, um grupo de 12 mulheres, seguindo recomendação médica, foi encaminhado para fazer mamografia, devendo a metade fazer o exame ainda hoje e outra meia dúzia amanhã, 11 de outubro.

Ainda de acordo com Sarah, amanhã, dentro das atividades normais da UBS, será coletado material biológico para exame do PCCU – Preventivo do Câncer de Colo do Útero – das pacientes que se enquadram nos critérios determinados pelo Ministério da Saúde.

No que tange à ornamentação e atividades educativas (momento de lazer e outros), a UBS Laranjeiras contou com a colaboração de alunos de Enfermagem da Faculdade Carajás.

Extra Muro – Conforme Dármina Duarte, diretora de Média e Alta Complexidade da Secretaria Municipal de Saúde, também há atividades por equipes da Extra Muro relativas ao Outubro Rosa, por todo o dia de hoje, na ala feminina do Presídio Mariano Antunes e na Vila Itainópolis (zona rural), oferecendo todos os serviços básicos de saúde, como vacinas, consultas médicas e de enfermagem, além das atividades próprias aos cânceres de mama e colo do útero.

ACESSIBILIDADE
X