terça-feira - 18 setembro 2018

PLANO DE MOBILIDADE: CICLISTAS E AGENTES DE SEGURANÇA PÚBLICA DISCUTEM SOBRE PLANMOB

PLANO DE MOBILIDADE: CICLISTAS E AGENTES DE SEGURANÇA PÚBLICA DISCUTEM SOBRE PLANMOB

A Secretaria Municipal de Planejamento e Controle, Seplan, dando continuidade às reuniões de diálogos para elaboração do Plano de Mobilidade Urbana (PlanMob) reuniu na tarde desta segunda-feira, (29) com agentes de Segurança Pública e de Transporte (Policia Militar, Bombeiros, Policia Rodoviária Federal, Guarda Municipal, DMTU, DNIT), além de representantes das empresas de sinalização do município. O encontro ocorreu no auditório da Prefeitura.

Segundo Karan El Hajar, secretário de planejamento, durante a reunião foram discutidos temas diversos sobre a segurança no trânsito, como o índice de acidentes na cidade, quais as maiores influências para os acidentes, a existência de planos de contingência e emergência, Educação no Trânsito.

“Ouvimos sugestões para construirmos nosso plano. Escutamos, é a fase de estarmos ouvindo, que é a fase de diagnóstico e prognostico e agora iremos fazer uma análise para elaboração do plano. Foi uma reunião muito produtiva”, enfatizou o secretário.

O encontro contou ainda com Alan Borges, professor de engenharia de transporte da Unifesspa. Segundo ele, devido ao acelerado crescimento da cidade, esse é o momento de discutir e de planejar questões relacionadas ao Transporte Público. Para ele uma das maiores problemáticas atuais é o Transporte Público. Ele observa que é preciso discutir sobre a frota, as vias por onde o Transporte Público percorre.

“Nós temos um tripé na engenharia de tráfego, onde nós estamos falhando? Será que é na educação, na engenharia ou na fiscalização? Um dos elementos desse tripé ou os três estão falhos e é necessário ajustar tudo isso”, ressalta o professor.

Na sexta-feira passada, a Seplan reuniu também com representantes dos ciclistas da cidade. De acordo com Mayanne Micaelli dos Santos, coordenadora do processo de elaboração do Plano de Mobilidade, por estarem ativamente pedalando nas ruas eles oferecem muitas propostas relacionadas a ciclovia, sinalização e ações de mobilização.

Nesta terça-feira, (30), a Seplan deve se reunir com os segmentos acadêmicos e sociedade civil organizada. O encontro está previsto para acontecer às 14h, no Campus II da Unifesspa. Já na quarta-feira, dia 31, o diálogo pra mobilidade será com representantes de Entidades de Classe, no auditório da OAB, às 18h30.

ACESSIBILIDADE
X