PREFEITURA DE MARABÁ AMPLIA OFERTA DE LAQUEADURA

PREFEITURA DE MARABÁ AMPLIA OFERTA DE LAQUEADURA

Há dois meses, a Prefeitura de Marabá, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), vem ofertando cirurgias de laqueadura para mulheres que já fizeram o Planejamento Familiar. O objetivo é zerar a fila de espera, já que desde 2009 a oferta do serviço no município era deficiente. Por isso, a SMS quer atender ao máximo a demanda existente na cidade.

De acordo com a diretora de Alta e Média Complexidade, Dármina Duarte, só nos últimos dois meses, cerca de duzentas pacientes passaram pelo o procedimento na rede municipal de Saúde. “A cirurgia está disponível para todas as mulheres dentro do perfil exigido, que é ter mais de 25 anos, ao menos dois filhos vivos e, no caso de mulheres casadas, que o(a) companheiro(a) esteja de acordo”, afirma a diretora.

A porta de entrada para acessar o programa são os postos de saúde. Nas unidades, as enfermeiras fornecem as primeiras orientações e encaminham as mulheres para o Centro de Referência Integrado da Saúde da Mulher (CRISMU), onde é realizado o Planejamento Familiar, pelo período de 60 dias. O tempo é necessário para amadurecimento da decisão, já que o procedimento é irreversível.

As mulheres que já tem cadastro no banco de dados têm prioridade e devem entrar em contato com o centro de saúde parar informar o interesse na realização da cirurgia.

Além disso, atualmente todas as cirurgias eletivas estão fluindo normalmente no município. Os procedimentos estão sendo realizados em três hospitais da cidade, no Hospital Materno Infantil, Santa Terezinha e Hospital Municipal de Marabá.

ACESSIBILIDADE
X