terça-feira - 16 outubro 2018

RAIVA ANIMAL: CAMPANHA AVANÇA PARA SÃO FÉLIX NA QUINTA-FEIRA

RAIVA ANIMAL: CAMPANHA AVANÇA PARA SÃO FÉLIX NA QUINTA-FEIRA

Na próxima quinta-feira, dia 16, o Centro de Controle de Zoonoses deve iniciar os trabalhos de vacinação antirrábica animal no núcleo São Félix.  A campanha ainda está sendo finalizada no km.07 e no bairro Nossa Senhora Aparecida, mas até sexta-feira devem ser concluídas, reforçando os trabalhos em São Félix.

De acordo com o coordenador do CCZ, Nagilvan Amoury, nos primeiros dias de campanha, mais de 12 mil animais já foram vacinados entre a Nova Marabá e a Marabá Pioneira e a população pode contribuir com a campanha quando recebe bem os vacinadores, bem como, ajudando a controlar os animais na hora da vacina.

Além disso, Nagilvan alerta para a necessidade da atenção aos animais que mostram mudança no comportamento. Um dos sintomas da doença é quando um cão dócil começa a atacar todas as pessoas e se esconder. Outro ponto citado é referente ao hábito alimentar desses animais. A rejeição da alimentação pode ser outro sinal.

Os principais transmissores da raiva são os animais silvestres como morcegos, que contaminam cachorros e gatos. A transmissão do vírus é realizada por meio de troca de secreções, contato sanguíneo ou ainda a mordida. Por isso a vacinação é importante para combater a proliferação do vírus. A substância só não é recomendada para os animais debilitados. As fêmeas gestantes a partir do terceiro mês podem tomar a vacina.

O CCZ atende também no próprio centro de segunda a sexta-feira e nos fins de semana, das 08h às 18h. Para os casos suspeitos de Leishmaniose, o centro atende nas segundas, quartas e quintas-feiras, das 08h às 10h para a coleta de material do animal.

ACESSIBILIDADE
X