quinta-feira - 20 setembro 2018

RESPONSABILIDADE SOCIAL: DIA 23, NO GINÁSIO DA 16 MAIS UM MUTIRÃO DE SERVIÇOS PARA A POPULAÇÃO

A ação conta com o apoio da prefeitura e é promovida por uma universidade particular da cidade

No sábado dia 23, os marabaenses terão um dia inteiro de serviços gratuitos no ginásio da folha 16. A ação faz parte da Semana da Responsabilidade Social, promovida pela Universidade Norte do Paraná, UNOPAR em parceria com o Grupo Educacional Futuro e conta com o total apoio da Prefeitura de Marabá, por meio de suas secretarias, como a Secretaria de Meio Ambiente, Secretaria de Saúde, Secretaria de Obras, DMTU e Procon.

De acordo com as instituições, o evento acontece há 6 anos, no município, e já envolveu mais de 6.200 alunos. Esse ano, está previsto a participação de 1.800 estudantes com quase 50 projetos e mais de 30 serviços a serem oferecidos para comunidade.

A Campanha que acontece em diversos lugares do Brasil tem como objetivo incentivar todas as IES/polos a organizarem uma mostra de suas ações sociais, ou seja, expor resultados e feitos de seus projetos sociais desenvolvidos ao longo dos anos nas mais diversas áreas como educação, saúde, cultura, meio ambiente, dentre outros.

A Responsabilidade Social diz respeito ao cumprimento dos deveres e obrigações dos indivíduos e empresas para com a sociedade. Assim as instituições responsáveis socialmente devem integrar-se à comunidade, procurando contribuir de forma ética para sua melhoria.

Além disso, a Responsabilidade Social na educação superior está prevista no Art. 3º da Lei nº 10.861, de 14/04/2004: “III – a responsabilidade social da instituição, considerada especialmente no que se refere à sua contribuição em

“A transversalidade que a Responsabilidade Social permite aos principais envolvidos: discentes, docentes, funcionários e comunidade atendida, oportuniza o aprimoramento da atitude científica. Pois no exercício da atividade extensionista é possível integrar teoria e prática, consideradas imprescindíveis experiências para o processo formativo.

A Semana Nacional de Responsabilidade Social em Marabá teve início, ainda no último dia 18 e a culminância acontecerá no sábado, com a ação social. Durante o evento haverá apresentações artísticas de cantores e bandas locais.

Confira os serviços:

• Campanha de Cuidados com a Saúde e prevenção de doenças (aferição da pressão, teste de glicemia);
  • Atendimento Odontológico com o Instituto Sorriso Legal;
  • Avaliação Antropométrica e cálculo de IMC;
  • Atendimento e orientação nutricional;
  • Campanhas de Prevenção e Combate ao Câncer;
  • Oficina de Primeiros Socorros;
  • Campanhas contra tabagismo, álcool, drogas, etc
  • Campanha de Combate à Obesidade (Cálculo do IMC e orientação Peso e Altura, orientação alimentação saudável);
  • Jogos recreativos e dinâmicas desportivas (vôlei / basquete / futebol);
  • Oficinas de marketing pessoal (como se portar em entrevistas, confecção de currículos);
  • Orientações Jurídicas (Código do Consumidor; Terceira Idade);
  • Banco de Emprego e Estágios (Parceria com empresas de RH, SACI, CIEE);
  • Palestras sobre Finanças Pessoais e Doméstica;
  • Teste de Orientação Vocacional;
  • Oficina de Confecção de brinquedos artesanais;
  • Atividades Pedagógicas (Pintura de Rosto; Gincanas Beneficentes; Contação de histórias);
  • Brincadeiras lúdicas (jogos);
  • Inclusão Digital;
  • Campanha para consumo consciente de água e energia;
  • Distribuição de preservativos e teste de HIV rápido;
  • Limpeza de pele facial;
  • Design de sobrancelha;
  • Ginastica laboral, dança e zumba;
  • Conscientização sobre a carga tributária e impostos;
  • Distribuição de roupas usadas em bom estado de conservação;
  • Sorteio de brindes;
  • Orientação sobre os direitos do consumidor com o PROCON;
  • Higienização bucal;
  • Orientação sobre o MEI (microempreendedor individual);
  • Orientação sobre nota fiscal cidadã;
  • Cadastro de baixa renda para redução na conta de energia elétrica (Dínamo);
  • Acesso à internet em troca de 1kg de alimento não perecível;
  • Criação de e-mail gratuito para a população;
  • Prevenção de acidentes com o corpo de bombeiros;
  • Atendimento da Rede Celpa;
  • Campanha de Combate ao Suicídio;