SAÚDE: AMBULÂNCIAS FORAM RECUPERADAS E SAMU VOLTA A ATENDER COM FORÇA TOTAL

SAÚDE: AMBULÂNCIAS FORAM RECUPERADAS E SAMU  VOLTA A ATENDER COM FORÇA TOTAL

Até pouco tempo, o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu192) de Marabá trabalhava em situação precária, diante da falta de ambulâncias de reserva, o que muitas vezes resultava em atraso no socorro a quem necessitava. Agora, com o total de seis viaturas em boas condições, o trabalho dos socorristas flui sem atropelos, porque existem três ambulâncias recuperadas na reserva técnica.

Segundo Walternice dos Santos Vieira, coordenadora componente do Samu192-Região Carajás, esse serviço em Marabá está autorizado a funcionar com três ambulâncias, sendo duas unidades de suporte básico (USB), uma de suporte avançado (USA) e reservas para substituições ocasionais.

O que transforma uma USB em USA são as equipes e os equipamentos. Na primeira, a equipe é composta por um técnico de enfermagem e um condutor socorrista; no segundo caso, um médico, um enfermeiro e um condutor socorrista, mais equipamentos de UTI móvel. Por isso, quaisquer das viaturas que entre em pane é facilmente substituída por outra da reserva técnica.

Ainda de acordo com Walternice, o Samu192 faz em média 600 atendimentos/mês, com destaque para os acidentes de trânsito, envolvendo motocicletas; seguido de casos clínicos, a exemplo de hipertensão arterial, diabetes, psiquiatria, dentre outros.

Descentralização – No momento, o Samu192 de Marabá trabalha com duas bases: Uma anexa à Secretaria Municipal de Saúde, com atendimento somente por USB; e outra anexa ao Hospital Municipal, trabalhando exclusivamente com a UTI móvel. A intenção é fazer, até o fim deste ano, mais uma descentralização, com base em São Felix, para um atendimento mais célere aos núcleos do outro lado do Rio Tocantins.

Como se trata de órgão regional, o Samu192 de Marabá ainda auxilia oito municípios vizinhos na regulação dos atendimentos, ou seja, os usuários/informantes ligam para o 192, existente só em Marabá, que por sua vez aciona o sistema de ambulâncias dessas cidades circunvizinhas conveniadas. Neste caso, devem conveniar-se em breve mais três municípios.

ACESSIBILIDADE
ACESSIBILIDADE