SAÚDE: CAMPANHA DE VACINAÇÃO CHEGA AOS NÚCLEOS DE EDUCAÇÃO INFANTIL EM MARABÁ

SAÚDE: CAMPANHA DE VACINAÇÃO CHEGA AOS NÚCLEOS DE EDUCAÇÃO INFANTIL EM MARABÁ

A campanha de vacinação chega até aos Núcleos de Educação Infantil (NEIs), onde uma equipe da Secretaria Municipal de Saúde atende as crianças com as vacinas contra a poliomielite e sarampo, mas a enfermeira Fernanda Miranda, diretora do departamento de vigilância em saúde, alerta aos pais para que levem a caderneta de vacinação da criança.

Foi o que fez dona Ana Carolina, mãe do pequeno Miguel Assaf de três anos de idade, ela não descuida de proteger seu filho das doenças virais e a caderneta de vacinação está em dia, “é muito importante pois evita que nossos filhos possam adquirir alguma doença e comprometer a saúde deles no futuro, então não perco tempo”, afirmou a dona de casa.

O mototaxista Juvenil Ribeiro, teve que retornar em casa para buscar a caderneta de vacinação do filho que também foi elogiada pelas enfermeiras por estar em dia com as vacinas obrigatórias. De acordo com ele a esposa não pode vir, mas ele também não se descuida de levar o filho até as unidades de saúde para vacinar, “é melhor prevenir que remediar não é mesmo?”, concluiu ele.

A campanha nacional de vacinação teve início na última segunda-feira, dia 6 e segue até o dia 31 de agosto. Em Marabá está sendo realizada em todas as Unidades Básicas de Saúde e nesta quarta-feira (08), acontece também uma programação nos Núcleos de Educação Infantil (NEIs) em todo município, com uma agenda específica.

Nesta semana a equipe da SMS estará atendendo as crianças nos seguintes núcleos:

  • Quarta-feira (08)- NEI Augusto Morbach – Folha 20
  • Quinta-feira (09)– NEI Cecília Meireles – Folha 13
  • Sexta-feira (10)– NEI Chapeuzinho Vermelho – Folha 28

Nas unidades de saúde tem sido grande a procura dos pais para vacinar seus filhos. Na UBS Mariana Moraes, na Nova Marabá, uma sala foi reservada especialmente para atender as crianças. Todas as unidades de saúde do município estão preparadas para receberem as crianças.

A meta da Secretaria Municipal de Saúde é vacinar 19.833 crianças de 1 a 4 anos de idade. Enfermeira Fernanda Miranda, esclarece que é importante os pais levarem o cartão de vacinação da criança, onde consta o histórico de saúde delas. Ela lembra também que dia 18 de agosto é o dia D da campanha de vacinação, quando uma força tarefa está sendo preparada para cobrir todo o município e atender o maior número do público alvo possível. “A vacina é a única medida mais eficaz para prevenir a paralisia infantil e sarampo, a campanha vem num momento de grande relevância, pois doenças imunipreveníveis, que estavam consideradas erradicadas, como o sarampo, está voltando ao nosso país”.

ACESSIBILIDADE
X