quarta-feira - 14 novembro 2018

SAÚDE: COM 3 MIL CIRURGIAS ELETIVAS MARABÁ CUMPRE META DO MINISTÉRIO DA SAÚDE

SAÚDE: COM 3 MIL CIRURGIAS ELETIVAS MARABÁ CUMPRE META DO MINISTÉRIO DA SAÚDE

Segundo os dados do Ministério da Saúde, Marabá é o segundo município do Estado com 100% de execução das cirurgias eletivas, ficando atrás apenas da capital Belém, em números de procedimentos. No mês de maio, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) estima que foram realizadas 536 cirurgias eletivas na cidade, resultando em mais de 3 mil cirurgias em 7 meses.

Os procedimentos estão sendo realizados em diversas casas de saúde. Além do Hospital Municipal de Marabá, as cirurgias também acontecem no Hospital Santa Terezinha, no Materno Infantil e nas Clínicas Oftalmológicas.

De acordo com Juliano Gallotte, coordenador da regulação hospitalar da SMS, atualmente o município está ofertando as cirurgias de histerectomia (remoção do útero), hérnias, períneo, colecistectomia (remoção de pedra na vesícula), ooforectomia (retirada de ovários), dentre outras, como as oftalmológicas, inclusive com implantes de lentes.

Juliano explica que atualmente uma das dificuldades enfrentadas pelo município relacionadas as cirurgias tem sido as licitações de materiais que demandam prazos. Por conta dessa questão burocrática algumas cirurgias tiveram de ser adiadas.

Uma novidade, comentada por Juliano é o pedido de mais três salas cirúrgicas no Hospital Municipal, que atualmente opera com duas. “Estamos nos preparando para montar mais três salas, já pedimos que seja feita as licitações desse material, e daí quando tivermos as cinco salas funcionando poderemos aumentar o número de cirurgias eletivas”, destacou.

ACESSIBILIDADE
X