quinta-feira - 22 Fevereiro 2018

SAÚDE: CONSELHO MUNICIPAL PROMOVEU PLENÁRIA SOBRE SAÚDE DA MULHER

SAÚDE: CONSELHO MUNICIPAL PROMOVEU PLENÁRIA SOBRE SAÚDE DA MULHER

 

Hoje, 19, das 8h30 às 18 horas, na Escola José Mendonça Vergolino (Velha Marabá), acontece a 1ª Plenária da Saúde das Mulheres de Marabá, com objetivos de avaliar e propor diretrizes para a Política Nacional de Atenção Integral à Saúde das Mulheres e escolher delegadas (os) para participarem, em Belém/Pará, da 1ª Conferência Estadual de Saúde da Mulher, prevista para os dias 19 e 20 de julho/2017. O evento, uma promoção do Conselho Municipal de Saúde, foi prestigiado por mais de 100 pessoas, a maioria ligada à saúde pública.

Depois de composta a mesa, várias autoridades referenciaram a iniciativa, dentre as quais a vereadora Priscila Veloso, que destacou as dificuldades da mulher, especialmente aquelas da zona rural, no acesso aos serviços públicos, lembrando que essa situação lhe é bastante peculiares, visto que já gerenciou o Programa Bolsa Família em Marabá.

Por seu turno, o secretário municipal de Saúde, Marcone Leite, citou os avanços para melhor atendimento à saúde da mulher, como as recentes melhorias no Crismu – Centro de Referência Integrado à Saúde da Mulher – que colocou em funcionamento equipamentos de imagem (ultrassom e mamografia), que se encontravam há dois anos em Marabá, sem instalação.

Marcone garantiu retomar o programa de Planejamento Familiar, que tem como objetivos não só auxiliar na chegada dos filhos, mas também prevenir gravidez indesejada; nesse contexto, também será incluso no Programa Saúde na Escola, atualmente em curso, tópicos inerentes à saúde da mulher; e ainda, um projeto em fase de conclusão será apresentado ao prefeito Tião Miranda, para retomada de cirurgias eletivas, dentre elas laqueaduras e vesícula.

Aproveitando o ensejo, o secretário de Saúde solicitou à plenária que incluísse na pauta de discussão e consequentemente nas propostas a serem enviadas à 1ª Conferência da Mulher, à regionalização de políticas relativas à Saúde da Mulher.

O evento, aberto principalmente aqueles e aquelas que tem ligação com o Sistema Único de Saúde (SUS), contou com a presença de 26 trabalhadores da saúde, 29 gestores da Saúde, 20 usuários do SUS e mais 29 convidados do público em geral.

Dentre as autoridades presentes à abertura do evento, além dos já citados, estava o diretor da 11ª Regional de Saúde (Sespa), Geraldo Barroso; vice-presidente do Conselho Estadual de Saúde, Roger Lobo; presidente em exercício do Conselho Municipal de Saúde, Flávia Renata Marques; e a presidente do Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Mulher, Lanúzia Lobo.

ACESSIBILIDADE
ACESSIBILIDADE