quarta-feira - 12 dezembro 2018

Saúde: Divisa orienta batedores de açaí às boas práticas de manipulação do fruto

Saúde: Divisa orienta batedores de açaí às boas práticas de manipulação do fruto

Na tarde da última terça-feira (04), no SESC Marabá, a Secretaria Municipal de Saúde, por meio da Divisão de Vigilância Sanitária (Divisa), reuniu cerca de 90 batedores de açaí para ouvirem palestra técnica sobre as boas práticas de manipulação do fruto e orientações sobre o licenciamento sanitário, visando principalmente à prevenção à doença de chagas.

Segundo Eva Pereira Rodrigues, assessora da Divisa, embora não exista em Marabá, oficialmente, casos da doença de chagas ligadas ao açaí, é necessário que todos os manipuladores do fruto sigam os procedimentos de higiene preconizados pelas normas técnicas da Vigilância Sanitária.

Trata-se de reunião preliminar, considerando que Marabá e entorno da cidade têm cerca de 150 batedores de açaí. Por isso, faz-se necessário uma sequência de atividades relativas ao tema, que inclui curso de manipulação de alimentos e rotulagem do produto com origem, data de validade e nome de quem o manipulou.

Ainda de acordo com a assessora da Divisa, a produção de suco de açaí, em boa parte, carece também de melhoras estruturais dos locais de beneficiamento do fruto.

Deixar um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

ACESSIBILIDADE
X