SAÚDE: EQUIPE DE ENDEMIAS PROMOVE AÇÕES DE COMBATE À LEISHMANIOSE NO BAIRRO ARAGUAIA

SAÚDE: EQUIPE DE ENDEMIAS PROMOVE AÇÕES DE COMBATE À LEISHMANIOSE NO BAIRRO ARAGUAIA

Na última terça-feira (07), a Coordenação de Endemias promoveu ação de combate à leishmaniose visceral no Bairro Araguaia, com o objetivo de controlar a doença no município. Dentre outros, o bairro Araguaia é considerado um dos mais destacados na prevalência do mosquito palha, transmissor do protozoário da leishmaniose.

A Campanha Nacional de Combate à Leishmaniose, que começou no domingo, 05 de agosto, teve continuidade na segunda-feira (06), com blitze educativa-informativa sobre a doença nos semáforos mais movimentados da cidade. Na terça a ação ocorreu no formato arrastão, com visitas casa a casa, por todo aquele bairro, onde cerca de 80 pessoas realizaram aproximadamente 350 visitas domiciliares.

Nessas visitas, além da devida orientação acerca do mosquito (reprodução, hora em que mais ataca as pessoas e como se prevenir), os agentes de endemias também orientam quanto a limpeza de quintais, evitar criação de porcos e galinhas, bem como os cuidados com os cães, principais hospedeiros do protozoário da leishmaniose no meio urbano.

As ações deveriam seguir alternado blitze em pontos de grande movimento e arrastões nos bairros, onde a pesquisa indicou maior concentração do mosquito palha, também conhecido na região como tatuquira. Nesta quarta-feira (08), outro arrastão ocorre no bairro Jardim União, outro ponto de grande prevalência do mosquito.

ACESSIBILIDADE
X