SAÚDE: JULHO VERDE ALERTA SOBRE PREVENÇÃO DO CÂNCER DE CABEÇA E PESCOÇO

SAÚDE: JULHO VERDE ALERTA SOBRE PREVENÇÃO DO CÂNCER DE CABEÇA E PESCOÇO

O julho verde é destinado à prevenção do câncer de cabeça e pescoço, em alusão ao Dia Mundial de Combate ao Câncer de Cabeça e Pescoço, celebrado no dia 27 deste mês. Segundo a médica Daniela Pereira Veloso, especialista em cirurgia de cabeça e pescoço, por não ser muito comentado, ele passa despercebido, porém é um câncer prevalente no país e tem um número elevado de óbitos.

Cerca de 780 mil casos dessa doença acontecem por ano no mundo. “Em decorrência desse elevado número de casos há um grande número de óbitos porque as pessoas infelizmente só procuram tratamento quando já está no estágio mais avançado”, explica a Daniela.

Ela ressalta que é a doença tem tratamento e possui grande chance de cura, se for diagnosticado no início e ocorre principalmente na boca, na garganta, na pele da face, do pescoço e do couro cabeludo, nas glândulas da tireoide e parótida.

Além do agente genético, o consumo de cigarro e álcool e o vírus HPV são os principais fatores que podem ocasionar a doença. O uso combinado de fumo e bebida alcoólica pode aumentar em até 20 vezes as chances de desenvolver um tumor.

O diagnóstico pode ser dado por ultrassom, que é o exame mais acessível e disponibilizado na rede municipal de saúde. “Ao sentir um caroço diferente, passe no médico e ele irá examinar e ver se há necessidade de fazer outro exame”, explica a médica Daniela.

Deixar um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

ACESSIBILIDADE
X