SAÚDE: MORADA NOVA RECEBE AÇÃO DA EQUIPE DO CENTRO DE ZOONOSES. MAIS DE 350 CÃES E GATOS SÃO VACINADOS.

SAÚDE: MORADA NOVA RECEBE AÇÃO DA EQUIPE DO CENTRO DE ZOONOSES. MAIS DE 350 CÃES E GATOS SÃO VACINADOS.

 

No domingo, 08 de abril, o Distrito de Morada Nova recebeu visita de equipes do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), com objetivo de prevenir a raiva animal e leishmaniose visceral canina.Segundo o veterinário Nagilvan Amoury, de 200 amostras de sangue coletadas, 97 reagiram para leishmaniose, ou seja, resultado positivo no teste rápido.

Esta semana, a equipe retorna às casas em que se encontram os animais positivados para orientar os donos do acerca das providências. A sugestão do CCZ é que os animais com sintomas claros, já debilitados, sejam entregues à carrocinha para os procedimentos de praxe.No entanto, como amostras de sangue serão encaminhadas ao Lacen – Laboratório Central do Estado – para contraprova, os proprietários desses animais podem aguardar a confirmação e depois fazer as etapas seguintes, desde que procedam os cuidados orientados pelas equipes do Centro de Zoonoses.

Na mesma ação foram vacinados 286 cães e 75 gatos contra raiva. Trata-se apenas de prevenção, considerando que Marabá está livre de raiva animal há mais de seis anos, visto que o último registro da doença aconteceu em agosto/2011.

ACESSIBILIDADE
X