terça-feira - 18 setembro 2018

SAÚDE: MUTIRÃO FEZ MAIS DE 700 CIRURGIAS ELETIVAS SÓ EM DEZEMBRO

SAÚDE: MUTIRÃO FEZ MAIS DE 700 CIRURGIAS ELETIVAS SÓ EM DEZEMBRO

Esta é considerada a maior ação de humanização da saúde de Marabá nos últimos 10 anos

A avaliação da secretaria de saúde é positiva, diante de 711 operações realizadas no último mês de dezembro, principalmente em se considerando que esse tipo de cirurgia pelo SUS estava suspenso em Marabá desde 2012.

De acordo com Dármina Duarte, diretora de Média e Alta Complexidade, uma das terceirizadas demorou entrar no ritmo, mas a meta foi relativamente compensada por outras equipes. “No geral, todos estão comprometidos com a causa”, afirma, observando que o prefeito Tião Miranda deu “carta branca” a SMS para fazer quantas cirurgias eletivas for possível.

A diretora de Média e Alta Complexidade afirma que existe uma demanda aproximada de sete mil cirurgias eletivas em Marabá, incluindo as ortopédicas estão sendo realizadas dentro da rotina dos hospitais. “Essas cirurgias prosseguem indefinidamente, sem prazo para um término”.

Segundo o secretário Marcone Leite, esta é a mais afirmativa ação de humanização da saúde em nossa cidade nos últimos tempos: “A meta é atingir o máximo possível de pessoas que estão na fila de espera há mais de 8 anos”.

Para o prefeito Tião Miranda, a população de Marabá hoje tem uma saúde muito melhor e o processo é contínuo de evolução: ” Tenho certeza que toda a equipe está empenhada em fazer o melhor pela saúde da nossa população e este mutirão vai continuar até atendermos todos que estão na fila de espera”.

Em dezembro, as eletivas aconteceram no Hospital Municipal de Marabá (HMM), Hospital Materno Infantil (HMI), Clínica Santa Terezinha, que fizeram um total de 446 cirurgias; e três clínicas oftalmológicas: CVCO, Instituto da Visão e Clínica Vision, que totalizaram 265 cirurgias de catarata.

Veja o ranking de todos os tipos de cirurgias feitas em dezembro:

– 187 de hérnias (inguinal, epigástrica e umbilical);

– 65 colecistectomias (retirada de cálculos);

– 265 de catarata;

– 16 histerectomias;

– 04 postectomias (procedimento de próstata);

– 03 orquidopexias (correção de má formação de testículos);

– 02 hidroceles (retirada de líquido testicular);

– 14 de hemorroida;

– 149 laqueaduras.

ACESSIBILIDADE
X