quarta-feira - 14 novembro 2018

SAÚDE: NOVEMBRO AZUL INICIA COM DIA “D” NO POSTO DE SAÚDE DEMÓSTHENES AYRES

SAÚDE: NOVEMBRO AZUL INICIA COM DIA “D” NO POSTO DE SAÚDE DEMÓSTHENES AYRES

As ações referentes ao Dia “D” Novembro Azul, começaram na manhã desta segunda-feira (5), na zona urbana do município, no Posto de Saúde “Demósthenes Ayres Azevedo”, localizado no Bairro Francisco Coelho, o Cabelo Seco. Palestras educativas, testes rápidos, consultas clínicas, encaminhamentos relacionados ao câncer de próstata, mama e Doenças Sexualmente Transmissíveis são algumas das atividades que compreendem o Novembro Azul.

De acordo com Rosângela Moreira Martins, gerente do “Demósthenes Ayres” aconteceu pela manhã do dia 5, roda de conversa com a enfermeira Priscila Lima, sobre o tema: “Câncer de mama e próstata em homens”. Na ocasião, houve direcionamento para consultas clínicas e 17 testes rápidos para sífilis e HIV, onde todos deram negativos. Além de ter sido ofertado café da manhã para os pacientes.

Para a gerente do posto, o Novembro Azul aumenta o fluxo de homens procurando prevenção e tratamento no postinho. “Embora tenha amanhecido chovendo tivemos uma boa procura neste dia D. O ano inteiro eles não vêm ao posto, em novembro eles despertam”, observou Rosângela Martins.

O borracheiro Marcos Paulo estava pela primeira vez no Posto de Saúde “Demósthenes Ayres”, buscando atendimento médico e realização de exames. “É maravilhoso como já passou o outubro rosa, mês das mulheres, já entrou o novembro dos homens. Espero que os homens não descansem em casa e venham até o Posto de Saúde, fazendo um check up da saúde. O atendimento está excelente”, disse Marcos Paulo.

 “As taxas de morte para o câncer de próstata são grandes. O que tem matado mais é o preconceito. Quando o diagnóstico vem já é tarde”. (Laslene Souza- psicóloga)

O estudante Mateus Nascimento classificou como “bom” o atendimento no postinho. “Temos de aproveitar e ter sempre a preocupação de cuidar da saúde, buscar ajuda, informação e palestra”, sublinhou outro paciente que estava à espera de consulta.

Laslene Souza de Faria Leão, psicóloga e coordenadora da Saúde do Homem da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), lembrou que a SMS está com dois focos principais nesta campanha de Novembro Azul, prevenção ao câncer de próstata e DSTs (Doenças Sexualmente Transmissíveis)

“Nosso objetivo no mês de novembro é atendimento a homens a partir de 40 anos, a fim de promover a educação e prevenção do câncer de próstata e também sobre as doenças sexualmente transmissíveis, onde Marabá, infelizmente está com pandemia de sífilis”. A primeira ação do evento aconteceu no sábado (3), na zona rural, Vila Murumuru, onde por meio de testes rápidos oito casos deram positivos de 30 testes. Na oportunidade a SMS levará laboratório para as zonas rurais até o próximo mês de dezembro. O próximo passo é chegar a Vila do Espírito Santo, Sororó, Brejo do Meio e Vila União.

Marcos Paulo diz que é importante se cuidar

As ações do novembro azul consistem em palestras educativas, no mesmo dia consulta clínica, teste rápidos e se houver necessidade encaminhamento para urologista. Haverá o corujão da urologista, no Posto de Saúde Pedro Cavalcante, Bairro Amapá, todas as segundas e quartas-feiras neste mês ainda, atendendo a demanda livre, vinte pacientes por noites. “Caso o paciente tenha problemas com DST em estágio avançado haverá infectologista no Posto de Saúde Hiroshi Matsuda, Folha 11, onde atenderá 30 pacientes por noites. Será um atendimento diferenciado para essa classe”, informou Laslene Souza.

A Secretaria Municipal de Saúde conta ainda este mês com a chegada do teste rápido de PSA (exame que aponta o câncer de próstata), onde serão distribuídos em todas as unidades que abrigam o Corujão. “As taxas de morte são grandes e o preconceito é o que tem matado mais. Infelizmente pelo mito muito homens tem perdido a vida, quando procuram já está avançado o quadro”, lamenta ela.

“Vai o convite para os homens que procurem uma unidade de saúde mais próxima, com os dias D voltados para os homens”, convida ela. O Novembro Azul terá ainda mais de 50 empresas em Marabá que receberão ações para o combate ao câncer de próstata, entre os estabelecimentos estão quartéis, Infraero, Lava-jatos, aldeias indígenas entre outros.

Os próximos Postos de Saúde a receberem o Dia “D” do Novembro Azul serão: Maria Bico Doce, São Félix Pioneiro, dia 6- terça-feira; Enfermeira Zezinha, Folha 23, dia 7- quarta-feira;  Carlos Barreto dia 8- quinta-feira; Morada Nova; Hiroshi Matsuda, Folha 11, dia 12, segunda-feira; Jaime Pinto, Belo Horizonte, dia 13- terça-feira; João Batista Bezerra, Santa Rosa- dia 14, quarta-feira; Laranjeira, segunda-feira (19); Pedro Cavalcante – dia 21 quarta-feira, Amapá, e na mesma data Mariana Morais, Quilometro Sete.

Deixar um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

ACESSIBILIDADE
X