terça-feira - 18 dezembro 2018

SAÚDE: PROFISSIONAIS DE ODONTOLOGIA PARTICIPAM DE CAPACITAÇÃO

SAÚDE: PROFISSIONAIS DE ODONTOLOGIA PARTICIPAM DE CAPACITAÇÃO

O I Encontro dos profissionais de odontologia de Marabá reuniu cerca de 60 profissionais da área, no plenarinho da Câmara Municipal de Marabá, nesta terça e quarta-feira (06 e 07 de novembro). O evento realizado pela Secretaria Municipal de Saúde, SMS é direcionado aos dentistas e auxiliares e técnicos da saúde bucal.

De acordo com Ivone Portilho, coordenadora de programas especiais da SMS, além de atualizar os profissionais, o encontro serviu também para homenageá-los pelo dia 25 de outubro, dia do dentista.

“Nada mais justo do que homenagear uma equipe tão coesa que vem trabalhando para reestruturar a odontologia no município de Marabá. Por isso, tivemos essa ideia de ofertar a esses profissionais esse momento de confraternização e aprendizado”, destaca a coordenadora.

Ela explica ainda que cinco palestrantes explanaram assuntos importantes como: Humanização, Ergonomia que trata de doenças ocupacionais, Estomatologia, Biossegurança, HIV, Anemia Falciforme e emergências médicas em consultórios odontológicos.

Para Gabrielle Lage, odontóloga na rede há 18 anos, o momento é uma reciclagem que vai resultar numa melhoria no atendimento ao público na atenção básica. É que os odontólogos tiveram informações, por exemplo, de doenças como câncer de boca que podem ser identificadas e encaminhadas por eles a outros especialistas de saúde, bem como, dos avanços tecnológicos na área.

“Às vezes no dia a dia, a gente acaba esquecendo do simples, e a reciclagem nos relembrou o passo a passo, como examinar, como receber nossos pacientes. Informações sobre a prevenção contra o câncer. Então acho, que nós vamos estar mais preparados. Isso traz melhorias para a comunidade”, enfatizou a odontóloga.

Jamira Freitas, técnica de saúde bucal, também diz que o encontro foi uma oportunidade de rever alguns conhecimentos e obter novas informações sobre a profissão. “A gente revê a questão da biossegurança, além da questão de emergência nos primeiros socorros, a parada cardiovascular na cadeira odontológica. Estamos aprimorando nossos conhecimentos e revendo aquilo que mudou, algumas dicas que estão melhorando com a tecnologia”, ressalta a técnica.

Atualmente,  estão disponíveis na rede, 23 dentistas, alguns especialistas e 16 auxiliares de saúde bucal.

ACESSIBILIDADE
X