SAÚDE: PROFISSIONAIS DE SAÚDE PASSAM POR CAPACITAÇÃO SOBRE TABAGISMO

SAÚDE: PROFISSIONAIS DE SAÚDE PASSAM POR CAPACITAÇÃO SOBRE TABAGISMO

Nesses dois dias (09 e 10/08), profissionais de saúde e gestores municipais estão reunidos no auditório da Câmara Municipal de Marabá, recebendo informações e orientações sobre o controle do Tabagismo. A capacitação realizada pela Sespa com o apoio logístico e estrutural da Prefeitura Municipal de Marabá, tem como objetivo fortalecer a implantação e implementação do Programa Nacional de Tabagismo em todos os municípios da região.

Lucidia Azevedo, diretora técnica da regional da SESPA, em Marabá, alerta que o Tabagismo é uma doença crônica não transmissível e que tem tratamento gratuito para os fumantes. Por isso, ela enfatiza a importância da implantação do programa nos municípios onde o tratamento ainda não acontece e o fortalecimento dele, onde já existe, como é o caso de Marabá.

“O paciente tabagista corre o risco de uma doença oncológica, cardiológica, então tem toda uma questão, do adoecimento, que vai refletir lá na internação, que vai ser um gasto pro município, sendo que hoje o Ministério oferece toda essa parte, não só medicamentoso, mas o não medicamentoso também. Tem todo esse investimento e os municípios vão só desenvolver”, ressalta.

Estão participando do evento, representantes de vinte e um municípios e de dois polos indígenas da região sudeste do estado. O evento se divide em duas partes: teórica e prática, a última será desenvolvida nesta sexta-feira.

Deixar um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

ACESSIBILIDADE
X