quarta-feira - 14 novembro 2018

SAÚDE: PROGRAMA “MAIS SAÚDE” CHEGA AO KM-02 COM AÇÃO DE COMBATE AO AEDS AEGYPTI

SAÚDE: PROGRAMA “MAIS SAÚDE” CHEGA AO KM-02 COM AÇÃO DE COMBATE AO AEDS AEGYPTI

A Secretaria Municipal de Saúde, SMS, por meio da Divisão de Vigilância em Saúde, realizou uma ação educativa e preventiva no bairro Km-02, no núcleo Cidade Nova, na última sexta-feira (02), para combater e controlar a proliferação do mosquito Aeds Aegypti, transmissor de doenças como a Dengue, Chikungunya, Zika e Febre Amarela.

Dentre as ações realizadas houve palestras com alunos e servidores da Escola Municipal São Francisco, visitação nas casas com orientações preventivas, verificação de focos de mosquitos, até mesmo no cemitério onde foi encontrado um grande número, além de controle químico e borrifação.

Segundo Fernanda Silva de Miranda, diretora da Divisão, durante a ação foi firmada uma parceria com a escola, para posteriormente fazer um trabalho de formação com os professores. O objetivo será de preparar os docentes para trabalharem nas salas de aulas como agentes multiplicadores nas orientações de combate ao mosquito.

“O combate e controle do Aeds Aegypti foi feito em cima do Levantamento de Índice Rápido (LIRA). Comparando a número de casos de anos anteriores, a gente tem percebido uma redução no número de casos. Mas para que não aja novos registros, a gente está fazendo trabalhos nesses pontos apontados pelo LIRA”, enfatizou a diretora.

Ainda de acordo com ela, os agentes em parceria com os estudantes da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa), também estão orientando a população sobre os cuidados com a leishmaniose.

ACESSIBILIDADE
X