quarta-feira - 19 setembro 2018

SAÚDE: SMS REALIZA TREINAMENTO PARA AGENTES DE SERVIÇOS GERAIS

SAÚDE: SMS REALIZA TREINAMENTO PARA AGENTES DE SERVIÇOS GERAIS

Capacitação promove motivação e discute manejo de produtos químicos e segurança do trabalho

Iniciou nesta quarta-feira, dia 12 de setembro, a 1ª Capacitação para Agentes de Serviços Gerais que atuam em unidades básicas de saúde das zonas urbana e rural de Marabá. O evento é promovido pelo Departamento de Educação Permanente da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) e objetiva valorizar os servidores e, ao mesmo tempo, motivá-los para a realização de um trabalho essencial, que é manter os espaços das unidades de saúde em boas condições de higiene e organização.

Divididos em dois grupos, os agentes estão no auditório da Secretaria Municipal de Educação (SEMED), onde a capacitação está sendo realizada. Segundo Venoura Ismênia de Souza, coordenadora do Departamento de Educação Permanente, ao todo, a SMS conta com 125 agentes de serviços gerais e eles foram divididos em dois grupos. O primeiro participa do treinamento nesta quarta-feira, e o segundo virá amanhã, quinta-feira, para acompanhar a mesma programação.

A capacitação está sendo realizada em dois dias para que as unidades de saúde não fiquem descobertas desses profissionais, que estão se revezando durante o treinamento.

Venoura observa que muitas pessoas já vão para as unidades de saúde fragilizadas, algumas até doentes e precisam encontrar um ambiente agradável. “E são esses profissionais os responsáveis por manter os espaços das unidades em boas condições”, ressalta.

Além disso, os agentes de serviços gerais também recebem capacitação técnica voltada para o manejo de produtos químicos, de higiene, além de utilização de EPI’s e para o processo de segurança do trabalho que executam, com orientações sobre ergonomia e saúde mental. “A gente entende que em algumas situações, os pacientes estão agitados e os profissionais que trabalham nas unidades de saúdes acabam absorvendo essa carga negativa”, reconhece Venoura.

O treinamento ocorre de 8 às 18 horas, com as seguintes palestras: “Motivação no trabalho”, “Legislação NR 06”, “Doenças Ocupacionais, Biossegurança e “Condutas em Acidentes com Materiais Ocupacionais”.

Dentro da premissa de realizar uma gestão cooperativa, participativa e democrática na SMS, os agentes de serviços gerais estão tendo oportunidade de expor suas opiniões para melhoria do serviço de saúde que é oferecido nas mais de 30 unidades existentes no município.

Atuando como agente de serviços gerais da área de saúde há 21 anos no município, Cleonice Francisca Oliveira é uma das participantes da capacitação promovida pela Secretaria de Saúde. Ela elogiou a realização do treinamento e recorda que o último evento do gênero que foi promovido ocorreu na década de 2000, na gestão anterior do prefeito Tião Miranda.

Cleonice reconhece que o trabalho que ela realiza é importante para o bom andamento da Unidade Básica que trabalha (Jaime Pinto) e revela que nesta função, em alguns momentos acaba ouvindo o desabafo de pacientes, que desejam conversar com alguém quando chegam com seus problemas. “Sugiro que esse tipo de treinamento ocorra pelo menos uma vez por ano”, propôs.

Deixar um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

ACESSIBILIDADE
X