SAÚDE: ZOONOSES INTENSIFICA A VACINAÇÃO ANTIRRÁBICA NA ZONA RURAL

A Secretaria Municipal de Saúde, por meio Centro de Controle Zoonoses – CCZ, desde o dia 03/07 está desenvolvendo a Campanha de Vacinação Antirrábica Animal na Zona Rural de Marabá. O objetivo é manter o controle e a prevenção de casos de raiva animal em todas as localidades do município, por meio da vacinação realizada no sistema arrastão, ou seja, casa a casa. A meta é que até o fim da campanha sejam vacinados o máximo de cães e gatos.

Segundo o médico veterinário Nagilvan Amoury, “desta forma consegue-se criar uma barreira imunológica entre os animais, e dá continuidade na captura dos animais errantes das vias e logradouros públicos através da carrocinha que contribuirá expressivamente na prevenção e controle das zoonoses e acidentes causados por animais”, afirma ele.

Em 2016, o Ministério da Saúde e o Estado forneceram ao município de Marabá recursos financeiros, seringas agulhadas e as doses das vacinas para realização da campanha, mas foi alcançada apenas 25% da meta anual que é de no mínimo 80%, restando uma grande quantidade de doses no estoque. Para garantir que as doses sejam utilizadas corretamente o CCZ está intensificando a vacinação antirrábica na zona rural, neste mês de julho.

As equipes de vacinadores são compostas por Agentes de Zoonoses e Agentes de Endemias. Os vacinadores estão distribuídos em duplas, que visitam os domicílios das localidades, seguindo um cronograma pré-estabelecido.

Datas Localidades
03 à 08/07/2017 Sapecado